Aspectos políticos da economia do desenvolvimento e do subdesenvolvimento em Wilson Cano

Autores

  • Evaldo Gomes Júnior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará https://orcid.org/0000-0002-0987-1895
    • Pietro Caldeirini Aruto Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina
      • Vitor Hugo Tonin Universidade Estadual de Campinas

        Resumo

        O presente artigo objetiva analisar a economia política da América Latina a partir do pensamento do professor Wilson Cano. Este pensador se debruçou sobre o subdesenvolvimento da região durante toda sua trajetória intelectual, especificamente do Brasil. Por isso mesmo, também relacionou em sua análise, níveis mais gerais do (sub)desenvolvimento econômico com o caráter específico da reprodução capitalista nos espaços subnacionais. A metodologia parte da análise dos seus escritos e de como eles se conectam com a tradição crítica da economia política da chamada Escola de Campinas e da Cepal. Argumenta-se que Wilson Cano enfrenta o liberalismo econômico com rigor, tanto no pensamento econômico como na arena política em torno do Estado nacional. Ao final, debate-se a categoria capital mercantil, central em sua análise, para evidenciar sua coerência histórica em detrimento de alguns limites teóricos.

        Palavras-chave: Wilson Cano; América Latina; subdesenvolvimento; nação e região.

        Biografia do Autor

        • Evaldo Gomes Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

          Economista. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Professor do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEDAR/Unifesspa). Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM/IEDAR/Unifesspa).

        • Pietro Caldeirini Aruto, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina

          Economista. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Servidor Público do Governo do Estado de Santa Catarina, lotado como Economista na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

        • Vitor Hugo Tonin, Universidade Estadual de Campinas

          Economista. Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Assessor Sindical na Região Metropolitana de Campinas. 

        Publicado

        2022-04-05

        Edição

        Seção

        Soberania, Desenvolvimento e Sociedade