Multiplicadores fiscais, endividamento público e ciclo econômico: abordagens SVAR e MS-VAR para a economia brasileira no período 1997-2018

Autores

  • Vinícius de Oliveira Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Rodrigo Vilela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba
  • Geraldo Edmundo Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Resumo

Este estudo avalia a capacidade da política fiscal em suavizar o ciclo econômico brasileiro. Para tanto, são estimados multiplicadores para variáveis fiscais desagregadas. As respostas do produto aos choques diferem entre as fases recessivas e expansivas do ciclo durante o período de 1997 a 2018. Os autores mostram que a inclusão da dívida líquida nas equações do modelo não altera o comportamento dos choques no SVAR. Contudo, embora modifique alguns resultados do MS-VAR, não se trata de uma variável predominante para a magnitude do multiplicador fiscal, pois as flutuações cíclicas prevalecem sobre o tamanho do impulso fiscal.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Vilela, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

    Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Foi Professor Adjunto 1 da Universidade Federal Fluminense, área de Teoria Econômica entre 2006 e 2009. Atualmente leciona Economia do Setor Público, Economia Brasileira e Macroeconomia 3 no curso de ciências Econômicas da UFSCar, em Sorocaba, além dos Cursos de Crescimento e Desenvolvimento Econômico e Metodologia de Pesquisa em Economia no Mestrado em Economia da mesma instituição. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Setor Público, Macroeconomia, Crescimento Econômico Pró-pobre e Economia Brasileira. 

  • Geraldo Edmundo, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

    Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos - Campus de Sorocaba-SP. Tem experiência na área de Teoria Econômica, com ênfase em Métodos Matemáticos em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: política monetária,política comercial, inflação, crescimento econômico, política fiscal e política cambial e aplicações de jogos em economia.

Publicado

2022-12-07