Um Modelo Dinâmico de Macroeconomia Aberta com Metas de Inflação, Conflito Distributivo e Equilíbrio na Conta Corrente

Autores

  • Carlos Eduardo Iwai Drumond UFPR
    • José Gabriel Porcile UFPR

      Resumo

      O artigo discute, sob uma perspectiva pós-keynesiana, o impacto do regime de metas de inflação sobre o crescimento, a distribuição e a estabilidade em uma economia aberta. O modelo combina a barganha salarial, as variações na capacidade utilizada e o equilíbrio em conta corrente para mostrar que a política monetária tem um impacto real sobre o crescimento e o emprego no logo prazo – i.e. existe um trade-off entre inflação e crescimento. São analisadas as implicações de uma regra de política monetária que leva em conta o equilíbrio em conta corrente. Mostra-se que esta regra poderia ser importante para sustentar a estabilidade no longo prazo, na medida em evita a possibilidade de aumentos explosivos no estoque da dívida externa.

      Biografia do Autor

      • Carlos Eduardo Iwai Drumond, UFPR
        É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Atualmente é mestrando em Desenvolvimento Econômico pelo PPGDE - UFPR. Areas de interesse: Macroeconomia, Crescimento Econômico, Modelos Dinâmicos.
      • José Gabriel Porcile, UFPR
        Mestre em Ciências Econômicaa pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD pela London School of Economics (1995). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pesquisador do CNPq. Areas de interesse: crescimento econômico, história econômica, tecnologia e comércio internacional.

      Publicado

      2013-12-01

      Edição

      Seção

      Articles