Sobre a Revista
Foco e Escopo
Educação e Pesquisa publica artigos inéditos advindos de pesquisa da área de educação, que estejam escritos em português, espanhol ou inglês, resultantes de estudos de caráter teórico ou empírico, ou de revisões da literatura. Os artigos devem estabelecer diálogo consistente com o campo educacional, pelo detalhamento do trabalho conceitual e metodológico, pela explicitação dos processos analíticos, bem como pela relevância das contribuições para o desenvolvimento dos conhecimentos em Educação.
Seções Temáticas
A revista Educação e Pesquisa publica Seções Temáticas que reúnem artigos sobre temas específicos e de especial interesse ao campo da Educação. No presente momento, estão abertas as seguintes Seções Temáticas:
1- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
Coordenadores: Julio Cabero Almenara (Universidad de Sevilla, España), Julio Ruiz Palmero (Universidad de Málaga, España) y Hugo Heredia Ponce (Universidad de Cádiz, España).
Editor responsável: Hugo Heredia Ponce
A Inteligência Artificial (IA) está gerando uma rápida transformação no campo da educação. Uma seção temática como esta tem como objetivo reunir e apresentar os últimos avanços, pesquisas e desenvolvimentos nessa área em evolução. Essa iniciativa fornecerá uma plataforma para compartilhar novos conhecimentos e contribuir para o avanço da compreensão nesse campo emergente.
A aplicação da IA na educação tem o potencial de melhorar significativamente os processos de ensino e aprendizagem. A publicação de pesquisas e estudos nesta seção temática facilitará o acesso de estudantes, pesquisadores e profissionais a informações relevantes e baseadas em evidências. Isso permitirá que eles aprimorem as práticas educacionais e desenvolvam ferramentas mais eficazes.
A pesquisa sobre IA na educação fornecerá informações cruciais para os formuladores de políticas e tomadores de decisões em instituições educacionais. Esta seção temática tem o objetivo de destacar as implicações práticas e políticas da aplicação da IA no contexto educacional, contribuindo, assim, para a disseminação de práticas e estratégias educacionais nos níveis local, nacional e internacional.
Em resumo, esta seção temática sobre IA na educação consolidará o conhecimento existente, fornecerá orientação prática e estimulará o debate crítico em uma área de crescente importância e interesse tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral.
Prazo para envio de artigos: 28 de fevereiro de 2025.
Publicação prevista no volume de 2025.
As submissões devem ser feitas por meio da submissão (a plataforma de submissão da revista): https://submission.scielo.br/index.php/ep/login
Os textos serão enviados na seção “ARTIGOS” do sistema, mas, ao enviar o artigo, os autores devem escrever as seguintes informações no campo “Mensagem ao editor”: Texto vinculado à seção dedicada ao tópico: (incluir o título da seção)
Os artigos devem seguir as instruções para autores: https://www.scielo.br/journal/ep/about/#instructions
Palavras-chave: Aprendizado de máquina na educação, Personalização do aprendizado, Ética e responsabilidade em IA
Observação: Cada pesquisador poderá colaborar na autoria de apenas 1 artigo nessa seção, independentemente do número de coautores.
2- A Formação de professores, o debate decolonial e as Leis 10639/03 e 11645/08
Editoras responsáveis: Mônica do Amaral (FEUSP), Maria da Glória Calado (Pesquisadora Pós-doc da FEUSP), Renato Noguera (UFRRJ), Valdirene Rosa de Souza (Pesquisadora Pós-doc da FEUSP)
A proposta desta seção temática tem a intenção de reunir trabalhos de pesquisa na escola pública, envolvendo a formação de docentes na rede de ensino e ações didático-pedagógicas dirigidas aos discentes da educação básica, com vistas a construir uma epistemologia interseccionada, transversal e pluriversal entre ciências e humanidades com base na história e culturas africana, afro-brasileira e indígena praticadas no território urbano periférico e rural, enquanto espaços de memória e de resistência, de modo a contemplar a diversidade étnico-racial do país no âmbito da formação escolar e garantir a efetivação das Leis 10.639/2003 e 11.645/08. A ideia é publicar resultados de pesquisas com ênfase na democratização do ensino, apontando para novas estratégias pedagógicas críticas, decoloniais e contracoloniais, que sejam culturalmente relevantes para a comunidade escolar (equipes pedagógicas, profissionais de apoio, famílias, estudantes e docentes), para o Sistema de Ensino da Educação Básica e para a Universidade, de modo a favorecer a permanência discente na escola e o diálogo com os saberes e práticas socioculturais de populações historicamente invisibilizadas e subalternizadas. E, desse modo, buscar, nessas práticas coletivas, a força propulsora do grupo, da corporeidade e da ancestralidade africana e indígena, cujas representações ético-políticas e religiosas, que se veem renovadas e ressignificadas a cada nova geração, constituam-se em instrumentos valiosos e dinamizadores da vida dos extratos sociais e populações historicamente prejudicadas no exercício pleno de seus direitos, sendo, ao mesmo tempo, fundamentais para a promoção de uma educação emancipatória e antirracista. Enfim, o objetivo é promover um debate em torno de uma escola capaz de reacender o vivo interesse pelas mais diversas manifestações culturais do país, com ênfase no sentido de comunidade cultivado pelos povos africanos e povos originários, em contraposição à tecnificação e burocratização do ensino, que nos afasta do desenvolvimento do sentido de humanidade.
Palavras-chave: Formação docente- pedagogia crítica – decolonialidade
Key words : Teacher formation – critical pedagogy – decoloniality
Palabras clave: Formación docente – pedagogía crítica – decolonialidad
Observação: Cada pesquisador poderá estar presente em apenas 1 artigo nessa seção.
Prazo para submissão nessa seção temática, para publicação em 2025: 30/12/2024.