Sobre a Revista

Foco e Escopo

Educação e Pesquisa publica artigos inéditos advindos de pesquisa da área de educação, que estejam escritos em português, espanhol ou inglês, resultantes de estudos de caráter teórico ou empírico, ou de revisões da literatura. Os artigos devem estabelecer diálogo consistente com o campo educacional, pelo detalhamento do trabalho conceitual e metodológico, pela explicitação dos processos analíticos, bem como pela relevância das contribuições para o desenvolvimento dos conhecimentos em Educação.

Seções Temáticas

A revista Educação e Pesquisa publica Seções Temáticas que reúnem artigos sobre temas específicos e de especial interesse ao campo da Educação. No presente momento, estão abertas as seguintes Seções Temáticas:

1- PROJETOS DE VIDA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Coordenadores: Viviane Potenza Guimarães Pinheiro (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) e Maria Teresa Ceron Trevisol (Universidade do Oeste de Santa Catarina)

Editor responsável: Viviane Potenza Guimarães Pinheiro

O conceito de projetos de vida ganhou destaque no campo educacional com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A partir deste marco, passou a ser incorporado aos currículos e práticas educacionais com base em diversas percepções e ideologias, muitas vezes atreladas à inserção dos jovens no mundo do trabalho. Em uma outra perspectiva, vertentes teóricas, de diferentes áreas do conhecimento, têm estudado o papel da educação na construção de projetos de vida. Este movimento aloca seu olhar para a relevância de uma constituição identitária comprometida com o bem-estar pessoal e com a atuação ética na sociedade, na busca de uma vida com sentido.

Na vertente inaugurada por Damon e colaboradores (2003), que vem sendo alvo de investigações brasileiras há mais de uma década, entende-se os projetos de vida como um construto psicológico que organiza e motiva a elaboração de planos e metas, significativos para o eu na medida que visam a uma conexão com o outro e com a sociedade (ARAÚJO; ARANTES; PINHEIRO, 2020). Seguindo essa perspectiva, entende-se que a educação, em suas variadas manifestações, possui importante papel para a construção de projetos de vida, especialmente daqueles que transcendem o eu em busca da transformação social.

A proposta desta seção é difundir as pesquisas e proposições teóricas, assim como promover a interlocução entre variadas perspectivas que abordem as conexões entre projetos de vida, educação e transformação social.

Palavras-chave: projeto de vida; educação; formação ética.

Prazo para envio de artigos: 31 de dezembro 2025.

Publicação prevista no volume 52 de 2026.

As submissões devem ser feitas por meio da submissão na plataforma de submissão da revista: https://submission.scielo.br/index.php/ep/login

Os textos serão enviados na seção “ARTIGOS” do sistema, mas, ao enviar o artigo, os autores devem escrever as seguintes informações no campo “Mensagem ao editor”: Texto vinculado à seção temática: Projetos de vida e transformação social

Os artigos devem seguir as instruções para autores: https://www.scielo.br/journal/ep/about/#instructions

Todos os artigos devem ter essas pelo menos essas três palavras-chave comuns:

Palavras-chave: projeto de vida; educação; formação ética.