Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Regras para a preparação de textos:

 

1. Para submissão de artigos

 

Os textos devem ser enviados apenas através do sistema online da coleção Scielo (http://www.scielo.br/rs), em formato aberto Word ou outro compatível. O texto poderá ter entre  7 mil e 10 mil palavras, incluindo notas de pé de página e bibliografia, que deve vir ao final do texto. As notas devem conter informações complementares e substantivas, não podendo consistir apenas de referências bibliográficas. As normas para referências bibliográficas estão expostas abaixo. A página de rosto deverá conter: título do artigo e resumo do texto em português e inglês (entre 80 e 120 palavras). No documento enviado pelo sistema Scielo.com não pode haver nenhum tipo de informação que identifique a autoria do artigo.

Atenção: Para artigos de fluxo e entrevistas, escolher a seção “Artigos”. Para dossiês, escolher o item “Seção” e direcionar ao dossiê pretendido. Para resenhas e ensaios visuais, escolher o item “Seção” clicando em seguida em “Resenhas e Ensaios visuais.”

Os textos serão analisados primeiramente pelo comitê editorial da revista, que fará um parecer de pertinência (desk review) para aferir padrões de qualidade acadêmica e adequação ao escopo, aos objetivos e à política editorial/missão da revista.

Em seguida, os textos que passarem nesta primeira etapa serão submetidos a duplo parecer cego por pares (modelo double-blind peer review) com atenção à não ocorrência de conflitos de interesse. 
Há quatro resultados possíveis da segunda etapa, são eles: 1) aprovado para publicação sem modificações, 2) aprovado para publicação condicionada a modificações, 3) revisar e  submeter novamente e 4) recusado. A Revista recusará ressubmissões se os dois pareceristas indicarem “revisar e submeter novamente” ou se um dos pareceristas recusar o artigo e a comissão editorial julgar o parecer adequado. 

Em caso de aprovação do artigo, o(s) autor(es) deve(m) enviar à Religião e Sociedade a versão final do texto com as alterações que forem definidas pelos editores com base nos pareceres anteriormente emitidos. 

Não serão encaminhados para as etapas de avaliação acima descritas os artigos que estiverem sendo avaliados simultaneamente por outra (s) revista (s). 

Em média, os artigos levam dois meses para receberem uma avaliação inicial da Editoria e encaminhados para os pareceristas. Esta segunda etapa pode levar entre seis e dez meses, dependendo da disponibilidade dos avaliadores.

As modificações feitas nos artigos por seus autores e enviados aos editores do periódico, conforme solicitado por estes e pelos pareceristas, devem vir em “controle de alteração” ou em cor diferente no texto para fácil identificação. É recomendado também que os autores de artigos enviem considerações em anexo diretamente aos editores apresentando o que foi modificado e/ou justificando as sugestões que não foram incorporadas. 

Os autores devem enviar os artigos com as modificações sugeridas em até 30 dias após o recebimento das solicitações dos editores.  

Sendo aceito, o autor deverá submeter na plataforma do Scielo a nova versão do artigo acompanhada dos seguintes itens:

(a) título em português e inglês;
(b) um resumo em português e em inglês (entre 80 e 120 palavras);
(c) uma lista de até cinco palavras-chave, em português e em inglês, que expressem os conceitos mais importantes do texto e remetam a temas recorrentes nos estudos acadêmicos;
(d) dados sobre o(s) autor(es) (vínculo institucional, últimas publicações, endereço completo, e-mail); Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição;
(e) número do ORCID.

O interstício para publicação em Religião & Sociedade é de 24 meses entre a publicação de um artigo e a submissão de outro pelo mesmo autor ou co-autor. 

Em caso de propostas de tradução de artigos, fica sob a responsabilidade do autor da tradução solicitar as autorizações necessárias, enviando-as, em tempo, à revista para arquivamento. Os artigos para tradução deverão ser de autores clássicos ou de contemporâneos cuja relevância da obra na atualidade seja atestada pela ampla citação pela comunidade científica, mediante interesse dos editores do periódico. Aqueles que tiverem seus artigos publicados em Religião & Sociedade, entram imediatamente em nosso quadro de pareceristas. Esta é uma contribuição voluntária de fundamental importância para a permanência dos periódicos científicos. Por ela agradecemos.

1.1. Normas de apresentação da bibliografia

As referências bibliográficas devem ser localizadas no corpo do texto e das notas. Seguem a forma (Autor Ano) ou (Autor Ano:Página), como no exemplo (Mauss 1960:32). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles serão diferenciados por uma letra após a data, como no exemplo (Mauss 1960a; Mauss 1960b).

A bibliografia, ao final do texto, obedece às seguintes regras:

Livro: SOBRENOME do autor, prenome. (data), Título da Obra. Local de publicação: editora, número da edição se não for a primeira.
WEBER, Max. (1965), The Sociology of Religion. Boston: Beacon Press, 2° ed.

Artigo: SOBRENOME do autor, prenome. (data), “Título do artigo”. Título do periódico, número da edição: páginas.
LATOUR, Eliane. (1996), “Os tempos de poder”. Cadernos de Antropologia e Imagem, n° 3: 35-52.

Coletânea: SOBRENOME do autor, prenome. (data), “Título do capítulo”. In: iniciais do nome seguidas do sobrenome do(s) organizador(es). Título da coletânea. local de publicação: editora, n° da edição se não for a primeira.
BELLAH, Robert. (1979), “New Religious Consciousness and the Crisis in Modernity”. In: P. Rabinow (ed.). Interpretative Social Science: a Reader. Berkeley: University of California Press.

Teses acadêmicas: SOBRENOME do autor, prenome. (data), Título da tese. Local: Grau acadêmico a que se refere, instituição em que foi apresentada.
GUIMARÃES, Patrícia. (1997), Ritos do Reino de Deus: pentecostalismo e invenção ritual. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, UERJ.

2. Para submissão de resenhas e ensaios visuais

 

Seção dedicada à publicação de ensaios autorais e críticos que apresentem novas contribuições na abordagem científica de temas relevantes à Religião & Sociedade. Serão aceitas análises de obras e produções visuais recentes e que decorram de pesquisas originais na área das ciências sociais, humanas e artes, em conexão com o tema da religião em suas múltiplas possibilidades de expressão e abordagem.

As Resenhas críticas podem apresentar obras recentes (no máximo cinco anos), sejam livros acadêmicos ou de literatura, documentários e vídeos etnográficos, fotolivros, exposições e outras produções científicas e culturais. Deve-se indicar a conexão e contribuição da obra analisada aos debates mais recentes de Religião & Sociedade.

As resenhas podem dar lugar a discussões críticas a respeito da interpretação dos fatos, dos métodos adotados ou das escolhas teóricas propostas. Para preservar a clareza textual, recomenda-se reunir os comentários críticos em uma parte específica, após o resumo propriamente dito. Resenhas contendo críticas alusivas (não fundamentadas) e ataques pessoais serão desconsideradas.

A partir dos critérios indicados acima, a avaliação poderá ter três resultados: “resenha aprovada”, “resenha aprovada com modificações” e “resenha recusada” (sem reapresentação). Os dois últimos resultados serão comunicados com um breve parecer.

Pede-se que o(s) autor(es) dê(em) um título à resenha disponível em português e inglês. A referência bibliográfica da obra resenhada deverá vir no início, de acordo com as normas relativas à submissão de artigos: SOBRENOME do autor, prenome. Título da obra. Local de publicação: editora, data, no. da edição se não for a primeira, no. de páginas. Por exemplo, GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989, 325pp. Outras obras citadas na resenha devem ter suas referências completas apresentadas em nota ao final do texto.

 

Os Ensaios Visuais – de fotografia, desenho etnográfico ou artes visuais – devem resultar de pesquisas circunstanciadas e em conexão com debates pertinentes ao perfil da revista. As imagens (em 300 dpi) serão acompanhadas por um texto e, opcionalmente, por legendas, apresentando as condições de elaboração do ensaio, sua poética e metodologia. Também devem apresentar título, resumo e palavras-chave em inglês.  A submissão demanda, por parte dos autores, o envio complementar de uma declaração assinada, autorizando a publicação das imagens e se responsabilizando pelo direito de uso das mesmas. A declaração deve ser anexada como “documento suplementar” no momento da submissão.

O texto de Resenhas e Ensaios Visuais deve ter entre 1.000 e 2.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e título. As submissões serão avaliadas pela Editoria e pela Comissão Editorial, que poderão solicitar parecer específico se assim for considerado pertinente.

Todas as colaborações devem ser submetidas através da plataforma da revista Religião & Sociedade no SciELO: http://submission.scielo.br/index.php/rs

3. Direitos autorais, exclusividade e licença CC-BY

Ao submeter um artigo ou resenha, os autores se comprometem a não enviar o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação. Inversamente, a Revista não acolhe artigos que ainda estejam em avaliação em outros periódicos. A Revista tampouco acolherá duas avaliações simultâneas de um mesmo autor, entendendo que configura simultaneidade a submissão de novo artigo enquanto outro ainda não foi publicado ou recusado.

A submissão de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Religião & Sociedade, inclusive de tradução, caso o artigo seja aprovado para publicação. Os autores são autorizados a reproduzir seus artigos, desde que a fonte original (Relig. Soc.) seja citada.

A Revista adota licença CC-BY utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto, em concordância com o SciELO. Tal licença maximiza a disseminação dos artigos. Entende-se que todo autor de artigo publicado na Religião & Sociedade concorda com o uso desse tipo de licença.

4. Originalidade e plágio

Todos os artigos aprovados na primeira etapa serão submetidos a teste de plágio e “autoplágio” ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados). Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pela Comissão Editorial. As opiniões emitidas em artigos assinados e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

Estas normas seguem as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas do Committee on Publication Ethics - COPE e da ABEC BRASIL - Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos. 

Todas as colaborações devem ser encaminhadas pelo site do SciELO. Disponibilizamos também um endereço eletrônico da revista religiaoesociedade@iser.org.br para casos de dúvidas.

Todos os artigos publicados na revista desde seu lançamento em 1977 estão disponíveis em www.scielo.com.br/rs e em www.iser.org.br.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está totalmente desidentificado e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Estou ciente que, caso o autor seja identificado no texto, o mesmo será rejeitado e arquivado.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto possui Título, Resumo e Palavras-Chave em Inglês.
  • Os autores obrigatoriamente devem informar seu número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) quando da submissão do artigo. Registro e informações no site https://orcid.org/signin .
  • O texto tem entre 7 mil e 10 mil palavras, incluindo notas e bibliografia; está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas e Ensaios Visuais

Política padrão de seção

DOSSIÊ GÊNERO, RELIGIÃO, E SEXUALIDADE

RELIGIÃO & SOCIEDADE

DOSSIÊ GÊNERO, RELIGIÃO, E SEXUALIDADE

 

Instrução aos autores

 

Os textos devem ser enviados apenas através do sistema online da coleção SciELO (http://www.scielo.br/rs), na seção Dossiê Gênero, Religião e Sexualidade, em formato aberto Word ou outro compatível. O texto poderá ter entre 5 mil e 8 mil palavras, incluindo notas de pé de página e bibliografia. As notas devem conter informações complementares e substantivas, não podendo consistir apenas de referências bibliográficas. As normas para referências bibliográficas estão expostas abaixo. A página de rosto deverá conter: título do artigo e resumo do texto em português, inglês e espanhol (entre 80 e 120 palavras).

 

 Normas de apresentação da bibliografia

As referências bibliográficas devem ser localizadas no corpo do texto e das notas. Seguem a forma (Autor Ano) ou (Autor Ano:Página), como no exemplo (Mauss 1960:32). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles serão diferenciados por uma letra após a data, como no exemplo (Mauss 1960a; Mauss 1960b).

A bibliografia, ao final do texto, obedece às seguintes regras:

Livro: SOBRENOME do autor, prenome. (data), Título da Obra. Local de publicação: editora, número da edição se não for a primeira.


WEBER, Max. (1965), The Sociology of Religion. Boston: Beacon Press, 2° ed.

Artigo: SOBRENOME do autor, prenome. (data), “Título do artigo”. Título do periódico, número da edição: páginas.


LATOUR, Eliane. (1996), “Os tempos de poder”. Cadernos de Antropologia e Imagem, n° 3: 35-52.

Coletânea: SOBRENOME do autor, prenome. (data), “Título do capítulo”. In: iniciais do nome seguidas do sobrenome do(s) organizador(es). Título da coletânea. local de publicação: editora, n° da edição se não for a primeira.


BELLAH, Robert. (1979), “New Religious Consciousness and the Crisis in Modernity”. In: P. Rabinow (ed.). Interpretative Social Science: a Reader. Berkeley: University of California Press.

Teses acadêmicas: SOBRENOME do autor, prenome. (data), Título da tese. Local: Grau acadêmico a que se refere, instituição em que foi apresentada.


GUIMARÃES, Patrícia. (1997), Ritos do Reino de Deus: pentecostalismo e invenção ritual. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, UERJ.

Ativos Digitais

Imagens, quadros, tabelas e demais ilustrações devem se apresentar de forma centralizada no corpo do texto. As legendas devem ser inseridas abaixo, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples, texto justificado. Também abaixo, deve-se indicar a fonte/autoria, mesmo que a ilustração seja elaborada pelo/a próprio/a autor/a (ex.: Fonte: Elaborado pelo autor). Os títulos devem ser dispostos acima, em Times New Roman 12, centralizado, com a indicação do tipo de ilustração e sua numeração, seguido de dois pontos e da descrição (ex.: Fluxograma 1: Relação entre Deus e Homem); cada palavra do título deve iniciar em caixa alta. Caso haja fotos em que pessoas são identificadas, é preciso explicitar em nota a autorização para divulgação da imagem para fins acadêmicos, com exceção de imagens em domínio público.

 

Dossiê Imagem e Ritual

pos de Documentos Aceitos

 

Religião & Sociedade recebe a submissão de manuscritos inéditos nos idiomas português, inglês ou espanhol, nos seguintes formatos:

Artigos originais e de revisão (entre 7 mil e 10 mil palavras, incluindo notas e bibliografia);

Resenhas e Ensaios visuais (até 3 mil palavras);

Entrevistas (até 10 mil palavras).

Artigos depositados em repositórios preprints, assim como textos publicados apenas em anais de eventos científicos, em versões preliminares, são considerados artigos inéditos.  

Todos os trabalhos aprovados quando da sua publicação final no periódico Religião & Sociedade receberão seu Digital Object Identifier (DOI)

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Regras para Submissão

Ao submeter um manuscrito, os autores se comprometem a não enviar o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação. Inversamente, a Revista não acolhe trabalhos que ainda estejam em avaliação em outros periódicos. O periódico tampouco acolherá duas avaliações simultâneas de um mesmo autor, entendendo que configura simultaneidade a submissão de novo artigo enquanto outro ainda não foi publicado ou recusado.

1. Artigos originais

Os artigos originais devem ser enviados apenas através do sistema online da coleção SciELO, em formato aberto Word ou outro compatível. O texto poderá ter entre 7 mil e 10 mil palavras, incluindo notas de pé de página e bibliografia, que deve vir ao final do texto. As notas devem conter informações complementares e substantivas, não podendo consistir apenas de referências bibliográficas. As normas para referências bibliográficas estão expostas abaixo. A página de rosto deverá conter: título do artigo e resumo do texto em português e inglês (entre 80 e 120 palavras). No documento enviado pelo sistema Scielo.com não pode haver nenhum tipo de informação que identifique a autoria do artigo. Em caso de artigos disponíveis em servidores preprint, o autor deve comunicar aos editores do periódico no momento da submissão. Textos publicados apenas em anais de eventos científicos, em versões preliminares, são considerados artigos originais.  

2. Resenhas e ensaios visuais

As Resenhas críticas podem apresentar obras recentes (no máximo cinco anos), sejam livros acadêmicos ou de literatura, documentários e vídeos etnográficos, fotolivros, exposições e outras produções científicas e culturais que decorram de pesquisas originais na área das ciências sociais, humanas e artes, relacionadas ao tema da religião em suas múltiplas possibilidades de expressão e abordagem. Deve-se indicar a conexão e contribuição da obra analisada aos debates mais recentes de Religião & Sociedade.

As resenhas podem dar lugar a discussões críticas a respeito da interpretação dos fatos, dos métodos adotados ou das escolhas teóricas propostas. Para preservar a clareza textual, recomenda-se reunir os comentários críticos em uma parte específica, após o resumo propriamente dito. Resenhas contendo críticas alusivas (não fundamentadas) e ataques pessoais serão desconsideradas.

A partir dos critérios indicados acima, a avaliação poderá ter três resultados: “resenha aprovada”, “resenha aprovada com modificações” e “resenha recusada” (sem reapresentação). Os dois últimos resultados serão comunicados com um breve parecer.

Pede-se que o(s) autor(es) dê(em) um título à resenha disponível em português e inglês. A referência bibliográfica da obra resenhada deverá vir no início, de acordo com as normas relativas à submissão de artigos: SOBRENOME do autor, prenome. Título da obra. Local de publicação: editora, data, no. da edição se não for a primeira, no. de páginas. Por exemplo, GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989, 325pp. Outras obras citadas na resenha devem ter suas referências completas apresentadas em nota ao final do texto.

Os Ensaios Visuais – de fotografia, desenho etnográfico ou artes visuais – devem resultar de pesquisas circunstanciadas e em conexão com debates pertinentes ao perfil da revista. As imagens (em 300 dpi) serão acompanhadas por um texto e, opcionalmente, por legendas, apresentando as condições de elaboração do ensaio, sua poética e metodologia. Também devem apresentar título, resumo e palavras-chave em inglês.  A submissão demanda, por parte dos autores, o envio complementar de uma declaração assinada, autorizando a publicação das imagens e se responsabilizando pelo direito de uso das mesmas. A declaração deve ser anexada como “documento suplementar” no momento da submissão.

O texto de Resenhas e Ensaios Visuais deve ter entre 1.000 e 3.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e título. As submissões serão avaliadas pela Editoria e pela Comissão Editorial, que poderão solicitar parecer específico se assim for considerado pertinente.

Todas as colaborações devem ser submetidas através da plataforma da revista Religião & Sociedade no SciELO: http://submission.scielo.br/index.php/rs

3. Entrevistas

As entrevistas submetidas à Religião & Sociedade devem privilegiar autores clássicos ou contemporâneos cuja relevância da obra na atualidade seja atestada pela ampla citação pela comunidade científica, mediante interesse dos editores do periódico. O material deve ser inédito e conter até 10 mil palavras, incluindo notas e bibliografia. É responsabilidade do autor solicitar as autorizações necessárias aos entrevistados, enviando-as, em tempo, à revista para arquivamento. 

Atenção: Para artigos de fluxo e entrevistas, escolher a seção “Artigos”. Para dossiês, escolher o item “Seção” e direcionar ao dossiê pretendido. Para resenhas e ensaios visuais, escolher o item “Seção” clicando em seguida em “Resenhas e Ensaios visuais.”

Proposição de Dossiês

Os dossiês temáticos devem seguir o escopo da Revista, com foco nas Ciências Sociais. As propostas devem abarcar, sempre que possível, uma temática transversal aos diversos campos religiosos. Nos casos em que esse critério não for utilizado, é fundamental a apresentação de uma justificativa para a excepcionalidade e relevância da proposta. Os proponentes devem ser da comunidade acadêmica da revista, ou seja, serem parte do seu Conselho Editorial, terem publicado em Religião e Sociedade e/ou atuado como pareceristas. Encaminhamentos de propostas de dossiês devem ser feitos pelo e-mail: religiaoesociedade@iser.org.br

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 
  • Título
  • Título inglês
  • Resumo em português e em inglês (entre 80 e 120 palavras)
  • Palavras-chave em português e inglês: uma lista de até cinco palavras-chave, em português e em inglês, que expressem os conceitos mais importantes do texto e remetam a temas recorrentes nos estudos acadêmicos
  • Nome dos autores (quando sobrenome composto criar identificação clara [caixa alta, negrito e/ou hífen]) (Os metadados, compreendendo o título, resumo e palavras-chaves devem ter obrigatoriamente versão no idioma inglês, quando o idioma do texto é diferente do inglês).
  • Autores com afiliação completa (dados sobre o(s) autor(es) (vínculo institucional, últimas publicações, endereço completo, e-mail)
  • ORCID dos autores
  • E-mail do autor de contato
  • Informar sobre financiamento dos artigos
  • Registro de DOI
  • Idioma dos artigos
  • Comprimento dos manuscritos (considerar espaçamento)

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

 

 

Ativos Digitais

 

Imagens, quadros, tabelas e demais ilustrações devem se apresentar de forma centralizada no corpo do texto. As legendas devem ser inseridas abaixo, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples, texto justificado. Também abaixo, deve-se indicar a fonte/autoria, mesmo que a ilustração seja elaborada pelo/a próprio/a autor/a (ex.: Fonte: Elaborado pelo autor). Os títulos devem ser dispostos acima, em Times New Roman 12, centralizado, com a indicação do tipo de ilustração e sua numeração, seguido de dois pontos e da descrição (ex.: Fluxograma 1: Relação entre Deus e Homem); cada palavra do título deve iniciar em caixa alta. Caso haja fotos em que pessoas são identificadas, é preciso explicitar em nota a autorização para divulgação da imagem para fins acadêmicos, com exceção de imagens em domínio público.

 

 

Citações e Referências

 

As normas de apresentação da bibliografia seguem o manual da American Psychological Association (APA). As referências bibliográficas devem ser localizadas no corpo do texto e das notas. Adotamos a forma (Autor Ano) ou (Autor Ano:Página), como no exemplo (Mauss 1960:32). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles serão diferenciados por uma letra após a data, como no exemplo (Mauss 1960a; Mauss 1960b).

A bibliografia, ao final do texto, obedece às seguintes regras:

Livro: SOBRENOME do autor, prenome. (data), Título da Obra. Local de publicação: editora, número da edição se não for a primeira.

WEBER, Max. (1965), The Sociology of Religion. Boston: Beacon Press, 2° ed.

Artigo: SOBRENOME do autor, prenome. (data), “Título do artigo”. Título do periódico, número da edição: páginas.

LATOUR, Eliane. (1996), “Os tempos de poder”. Cadernos de Antropologia e Imagem, n° 3: 35-52.

Coletânea: SOBRENOME do autor, prenome. (data), “Título do capítulo”. In: iniciais do nome seguidas do sobrenome do(s) organizador(es). Título da coletânea. local de publicação: editora, n° da edição se não for a primeira.

BELLAH, Robert. (1979), “New Religious Consciousness and the Crisis in Modernity”. In: P. Rabinow (ed.). Interpretative Social Science: a Reader. Berkeley: University of California Press.

Teses acadêmicas: SOBRENOME do autor, prenome. (data), Título da tese. Local: Grau acadêmico a que se refere, instituição em que foi apresentada.

GUIMARÃES, Patrícia. (1997), Ritos do Reino de Deus: pentecostalismo e invenção ritual. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, UERJ.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.