Sobre a Revista

Breve Histórico

A Revista Soldagem & Inspeção foi lançada em 1995, em edição impressa distribuída trimestralmente, de forma gratuita, para associados e diversas bibliotecas do Brasil e de países ibéricos e latino-americanos. A partir do primeiro fascículo do ano de 2009, a revista passou a ser disponibilizada por meio eletrônico na Internet, com acesso aberto em www.scielo.br/j/si/.

Desde sua criação, vários profissionais de renome na área de soldagem contribuíram com a Revista Soldagem & Inspeção, e seu corpo editorial ultrapassa as fronteiras do Brasil. A evolução da revista contou com a participação especial de seus editores-chefes, os professores Ronaldo Paranhos, Américo Scotti, Paulo Modenesi, Alexandre Bracarense, Ana Sofia C. M. d´Oliveira, Paulo Cesar Okimoto e José Mazzaferro. Atualmente, tem como editores-chefes os professores Hélio Cordeiro de Miranda e Cleiton Carvalho Silva, ambos da Universidade Federal do Ceará. A Revista Soldagem & Inspeção conta também com 13 editores associados, um Corpo Editorial fixo e eventuais membros ad hoc.

O título abreviado do periódico é Rev. Soldag. Insp., o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acesso Aberto

Este periódico segue o modelo de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.

Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.

Conformidade com a Ciência Aberta 

A política editorial da Revista Soldagem & Inspeção segue a comunicação de pesquisa seguindo o modus operandi de Ciência Aberta, o qual se trata de uma abordagem colaborativa e transparente à produção e disseminação do conhecimento científico. A Ciência Aberta se baseia na premissa de que todos os aspectos do processo científico, da formulação da hipótese à publicação e reutilização dos dados, devem ser acessíveis, verificáveis e reutilizáveis por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Seguindo as práticas de Ciência Aberta, a Revista Soldagem & Inspeção adota práticas como: acesso aberto às Publicações; compartilhamento de Dados e Códigos; abertura do processo de avaliação por pares; publicação de preprints e especificação da contribuição de cada autor), no caso de artigos com múltipla autoria.

Ao adotar as práticas de Ciência Aberta, a Revista Soldagem & Inspeção reafirma seu compromisso com uma ciência mais inclusiva, eficiente, ética e colaborativa.

Ética na Publicação

Visando a editoração científica de periódicos com vistas às boas práticas relativas à conduta moral, os editores e a equipe editorial da Revista Soldagem & Inspeção dedicam-se à prevenção de comportamento antiético, em qualquer âmbito. São exemplos de comportamentos antiéticos, por exemplo, plágio e autoplágio, publicação duplicada e/ou redundante e fabricação e falsificação de dados. Portanto, requer-se que os autores, no momento da submissão do artigo, declarem que o conteúdo é original e garantam que o trabalho não foi publicado ou está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

A Revista Soldagem & Inspeção adere às Diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), portanto segue práticas de ética padronizadas e internacionais na resolução de questões éticas na publicação, as quais englobam conflitos de interesse, privacidade e consentimento, além de padronizar os procedimentos para lidar com possíveis casos de má conduta na publicação.

Foco e Escopo

A Revista Soldagem & Inspeção é uma revista técnico-científica de publicação em fluxo contínuo e tem como objetivo divulgar artigos originais nas áreas de conhecimento de soldagem, inspeção e processos afins. Seu público-alvo primário são pesquisadores dos países de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Atualmente, o intervalo entre a submissão e possível aprovação final leva, aproximadamente, seis meses, concluindo-se todo o processo até a publicação (correções por parte dos autores, envio para editoração gráfica, entre outros) em cerca de dois a quatro meses. As datas de submissão e aceite são indicadas na página inicial de cada artigo.

Preservação Digital 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Fontes de Indexação

Ficha Bibliográfica 

  • Título do periódico: Revista Soldagem & Inspeção
  • Título abreviado: Rev. Soldag. Insp.
  • Publicação de: Associação Brasileira de Soldagem
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua (PC)
  • Ano de criação do periódico: 1995

Websites e Mídias Sociais

Política Editorial 

Preprints 

Seguindo a Política de Ciência Aberta da SciELO, a Revista Soldagem & Inspeção aceita submissões de preprints advindas da plataforma SciELO Preprints, que podem ser feitas previamente ou simultaneamente à submissão. É importante lembrar que compartilhar o seu preprint neste servidor não contará como publicação prévia. Em caso de publicação de preprint, o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta deve ser preenchido e submetido como arquivo suplementar ao manuscrito.

Um preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis em um momento anterior ou em paralelo à submissão a um periódico. Essa prática, bem como a publicação contínua, é um mecanismo para acelerar a comunicação das pesquisas.

Processo de avaliação por pares

Todos os artigos submetidos para publicação passam pela avaliação inicial de um dos editores-chefes e de um dos editores associados, os quais são pesquisadores especialistas em diferentes subáreas da tecnologia da soldagem, inspeção e operações afins. Os editores associados, reconhecendo os méritos, remetem o trabalho para membros do Corpo Editorial. Para publicação, é necessário obter parecer favorável de pelo menos dois membros do Corpo Editorial. Todo o processo é supervisionado pelo editor-chefe. O Corpo Editorial possui decisão autônoma e é constituído por pesquisadores com qualificação mínima de doutor e reconhecido saber na área, assim representando as diversas regiões do país e os principais países de língua portuguesa, inglesa e espanhola, do ponto de vista de tecnologia da soldagem. Quando o artigo é de uma área mais específica, revisores ad hocs são selecionados e convidados para emitirem pareceres.

Caso ambas as partes concordem, o processo de revisão pode ser realizado com interação direta entre os pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito (revisores) e os autores. Os autores que se interessarem por esse método de revisão podem manifestar interesse por meio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. Já os revisores devem comunicar suas intenções por meio do sistema de submissão de manuscritos. Em conformidade com a Ciência Aberta, o nome do(a) editor(a) responsável pela avaliação será publicado no artigo (isso será válido somente para artigos submetidos a partir de junho de 2025). Além disso, é possível que pareceristas da revista e autores, de comum acordo, solicitem ou aceitem a publicação dos pareceres dos artigos aprovados com a identificação opcional dos pareceristas e a abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação.

Processo editorial

Os membros do Corpo Editorial da Revista Soldagem & Inspeção analisam todos os trabalhos submetidos, avaliando, entre outros, os aspectos de relevância do tema, a originalidade e a forma de apresentação de resultados. Posteriormente, emitem pareceres à redação da revista por meio de um formulário próprio, identificando o trabalho e o atribuindo apenas uma das seguintes recomendações:

  • Trabalho não recomendado para publicação: trabalhos que não foram recomendados por pelo menos dois membros do Corpo Editorial. Neste caso, os autores serão devidamente informados sobre os motivos que corroboram tal decisão;
  • Trabalho recomendado para publicação com restrições: são trabalhos aceitos e que terão prioridade de publicação, desde que atendidos os demais itens previstos neste procedimento. Serão inseridos em uma lista, a qual será mantida e atualizada pela Secretaria da revista. É responsabilidade da Secretaria da revista eleger um editor associado para analisar cuidadosamente o trabalho e os pareceres do Corpo Editorial. Também caberá à Secretaria da revista enviar as recomendações dos revisores para os autores, por meio de formulário próprio, para a devida interpretação, correção e adequação do trabalho. Todas as revisões e comentários poderão ou não ser tratados em caráter sigiloso. Quando o editor associado estiver plenamente de acordo com o conteúdo do trabalho, deverá enviar um comunicado à Secretaria da revista, junto à cópia da versão definitiva do trabalho. A partir daí, este será classificado e considerado como "Trabalho recomendado para publicação sem restrição" para posterior publicação.
  • Trabalho recomendado para publicação: trabalhos aceitos sem a necessidade de correções, revisões, etc. Serão inseridos em uma lista para posterior publicação na revista. Um dos editores associados deve consolidar esta posição.

Todos os trabalhos aprovados para publicação na Revista Soldagem & Inspeção receberão um Digital Object Identifier (DOI).

Dados abertos

Além da literatura científica, a Revista Soldagem & Inspeção é comprometida com as diretrizes de Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO (Diretrizes TOP), por isso encoraja os autores a citarem conteúdos adjacentes, como dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas, visando promover o entendimento da pesquisa, bem como sua avaliação através de repositórios de dados.

Os autores podem optar pelo repositório de dados de sua instituição ou escolher, por exemplo, um repositório na Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa do SciELO. Uma opção sugerida é o SciELO Data. Caso os autores optem pelo uso do SciELO Data, os seguintes links podem ser úteis: Guia de preparação de dados de pesquisa e Guia de depósito de dados de pesquisa.

Os autores podem optar por manter estes arquivos fechados até a aprovação e publicação do artigo. O autor responsável pela submissão deve informar se o manuscrito cita os dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao artigo e seus respectivos URLs. Para isso, a Revista Soldagem & Inspeção solicita que o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta seja devidamente preenchido e anexado à submissão como arquivo suplementar para revisão. Também é necessário que os conteúdos sejam devidamente citados.

Cobrança de Taxas

A Revista Soldagem & Inspeção atua através do modelo Open Access e, portanto, livre para leitura, download e disseminação. A revista não cobra nenhum tipo de taxa referente aos processos de submissão, avaliação, revisão, editoração e publicação de artigos.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Más Condutas

Casos de plágio, manipulação de dados, duplicação de publicações, conflitos de interesse não informados ou outras formas de má conduta científica serão tratados com rigor pelo Corpo Editorial. O periódico se reserva o direito de adotar as medidas cabíveis, incluindo a rejeição do manuscrito e a proibição de novas submissões por parte dos autores envolvidos.

Errata e Adendo

A Revista Soldagem & Inspeção valoriza a correção de erros identificados, bem como a adição de informações relevantes, após a publicação de um artigo, para garantir a precisão e a integridade do registro científico. Para isso, adotamos as orientações da SciELO para publicação de erratas, seguindo o Guia para Publicação de Errata, e de adendos, conforme Guia para publicação de Adendo.

Caso se detecte um erro significativo em um artigo publicado, ou seja, um erro que comprometa o entendimento dos leitores acerca do conteúdo abordado, os autores devem informar o periódico imediatamente. Nesse caso, será publicada uma errata, a qual detalhará as correções necessárias. Da mesma forma, quando houver a necessidade de adicionar informações relevantes ao conteúdo do artigo publicado, sem que haja modificações em seu conteúdo original, a revista poderá publicar um adendo.

Retratação

Quando erros graves ou práticas inadequadas, como plágio ou manipulação de dados, são identificados, pode ser necessário retratar o artigo. Essa decisão cabe aos editores-chefes, que a tomam após uma análise detalhada e, se pertinente, com o auxílio de especialistas externos.

A política de retratação da Revista Soldagem & Inspeção segue o Guia para Publicação de Retratação da SciELO. A retratação será devidamente marcada como tal e ficará associada ao artigo original no site do periódico, garantindo a transparência e preservando a integridade do registro acadêmico.

Política sobre Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio, assinado e anexado à submissão na plataforma como arquivo suplementar.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

A partir de junho de 2025, no início do processo de avaliação editorial, antes da etapa de revisão por pares, todos os manuscritos submetidos à Revista Soldagem & Inspeção serão verificados em termos da similaridade com trabalhos já publicados nacional e internacionalmente com o auxílio do programa CopySpider, que é uma ferramenta gratuita que compara os textos do manuscrito a conteúdos publicados na internet, identificando possíveis similaridades.

É válido ressaltar que a detecção de similaridades não será restrita somente à etapa anterior à revisão por pares, muito menos às análises feitas no programa CopySpider. Durante todo o processo de revisão, os membros do Corpo Editorial da revista que forem responsáveis pela análise do manuscrito podem comunicar à Secretaria da revista a existência de similaridades.

Os manuscritos que apresentarem nível de similaridade com trabalhos já publicados que for considerado inadequado serão rejeitados.

Uso de Recursos de Inteligência Artificial

A Revista Soldagem & Inspeção segue as recomendações da World Association of Medical Editors (WAME) no que diz respeito às considerações éticas relacionadas ao uso dessas tecnologias nos manuscritos científicos, as quais são:

  • Transparência: os autores devem declarar de forma clara o uso de chatbots no processo de elaboração do manuscrito, fornecendo informações detalhadas, como nome, versão, modelo e fonte da tecnologia utilizada. Além disso, devem especificar o papel desempenhado pelos chatbots no desenvolvimento do texto;
  • Responsabilidade: os autores são responsáveis pelo conteúdo gerado pelos chatbots em seus manuscritos, assegurando tanto a precisão das informações apresentadas quanto a inexistência de plágio;
  • Atribuição: é responsabilidade dos autores assegurar a devida atribuição a todas as fontes utilizadas, incluindo conteúdos gerados por chatbots. Os autores devem identificar e referenciar as fontes que embasam as informações fornecidas pelos chatbots.

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da Revista Soldagem & Inspeção, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Revista Soldagem & Inspeção observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Comitê de Ética

Os autores devem anexar, como arquivo suplementar no sistema de submissão de manuscritos, o documento de aprovação do comitê de ética responsável pela pesquisa, sempre que aplicável, no momento da submissão.

Direitos Autorais

Autores de artigos publicados pela Revista Soldagem & Inspeção mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Licença Adotada pelo Periódico:

Até abril/2022, a Revista Soldagem & Inspeção adotou a licença Creative Commons tipo BY-NC. Atualmente, todo o conteúdo da revista e os artigos publicados, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0.

Autoarquivamento por Autores:

A Revista Soldagem & Inspeção encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

Patrocinadores e Agências de Fomento 

  • Associação Brasileira de Soldagem (ABS)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)