Um plano nacional de capacitação financeira: o caso brasileiro

Autores

  • Fernando Batista Pereira Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
    • Anderson Cavalcante CEDEPLAR/UFMG.
      • Marco Crocco CEDEPLAR/UFMG

        Resumo

        Este artigo discute formatos desejáveis para um plano nacional de capacitação financeira, a partir da experiência brasileira. As propostas convencionais usualmente dão excessiva importância à educação financeira, sob justificativa de que a transferência de conhecimento e informação é a melhor forma de promover alfabetização, capacitação e bem-estar financeiro. A análise crítica desta proposta mostra, porém, que ela é inadequada, pois: i) é imperativo incluir o ambiente em que as decisões financeiras são tomadas e; ii) a qualificação financeira não pode se dar prioritariamente via transferência de conhecimento, mas pelo aconselhamento financeiro provido por especialistas independentes.

        Biografia do Autor

        • Fernando Batista Pereira, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
          Doutor em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG e Professor Adjunto do ICSA/Unifal.
        • Anderson Cavalcante, CEDEPLAR/UFMG.
          Doutor em Economia pela Cambridge University e Professor Adjunto do CEDEPLAR/UFMG.
        • Marco Crocco, CEDEPLAR/UFMG
          Doutor em Economia pela London University e Professor Titular do CEDEPLAR/UFMG.

        Publicado

        2019-02-13

        Edição

        Seção

        Articles