Um plano nacional de capacitação financeira: o caso brasileiro

Autores/as

  • Fernando Batista Pereira Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Anderson Cavalcante CEDEPLAR/UFMG.
  • Marco Crocco CEDEPLAR/UFMG

Resumen

Este artigo discute formatos desejáveis para um plano nacional de capacitação financeira, a partir da experiência brasileira. As propostas convencionais usualmente dão excessiva importância à educação financeira, sob justificativa de que a transferência de conhecimento e informação é a melhor forma de promover alfabetização, capacitação e bem-estar financeiro. A análise crítica desta proposta mostra, porém, que ela é inadequada, pois: i) é imperativo incluir o ambiente em que as decisões financeiras são tomadas e; ii) a qualificação financeira não pode se dar prioritariamente via transferência de conhecimento, mas pelo aconselhamento financeiro provido por especialistas independentes.

Biografía del autor/a

  • Fernando Batista Pereira, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
    Doutor em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG e Professor Adjunto do ICSA/Unifal.
  • Anderson Cavalcante, CEDEPLAR/UFMG.
    Doutor em Economia pela Cambridge University e Professor Adjunto do CEDEPLAR/UFMG.
  • Marco Crocco, CEDEPLAR/UFMG
    Doutor em Economia pela London University e Professor Titular do CEDEPLAR/UFMG.

Publicado

2019-02-13

Número

Sección

Articles