Capital de comércio de vendas

O trabalho de transporte de produtos e passageiros sob o jugo das plataformas digitais

Autores

  • Francisco Paulo Cipolla Universidade Federal do Paraná
  • Dayani Universidade Federal do Paraná
  • Fernando

Resumo

Resumo

O crescimento vertiginoso do emprego de entregadores e motoristas pelas plataformas digitais tem suscitado um número expressivo de artigos, focados principalmente nos aspectos relativos à precariedade dessas formas de emprego. Dá-se por certo que se trata de trabalho assalariado, visão essa que ecoa na jurisprudência que emerge dos dissídios entre entregadores acidentados ou desligados injustamente e plataformas. Pouco esforço teórico foi realizado para interpretar essa nova forma de capital. Este artigo propõe suprir essa lacuna teórica caracterizando os capitais baseados em plataformas digitais como capitais de comércio de vendas. Complementarmente a essa interpretação considera-se o trabalho dos entregadores e motoristas como formas da circulação simples de mercadorias incorporadas pelas plataformas no seu movimento de valorização do capital. Essa cisão entre dois circuitos de natureza oposta, o do capital e aquele da circulação simples, fornece uma base alternativa para a interpretação das características dessa nova forma de emprego.

 

 

Biografia do Autor

  • Francisco Paulo Cipolla, Universidade Federal do Paraná

    Bacharel em economia - Usp Doutor em economia - New School

  • Dayani, Universidade Federal do Paraná

    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, ministra a disciplina de Economia Política e atua em pesquisas na área de Economia Política.

  • Fernando

    Possui graduação em Abi - Matemática pela Universidade de São Paulo(1973), especialização em Pós-gradução em Análise Econômica pelo Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas(2013), especialização em Curso e Especialização em Administração para Graduados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo(1982) e mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Capital comercial, Capital global, Capital industrial, Comércio eletrônico, Esferas de circulação e produção.

Publicado

2022-12-07