Returns to education of Workers with Higher Education in Southern Brazil:

are the social and economic characteristics of the municipalities matter?

Autores

Resumo

O artigo analisa o retorno à educação dos trabalhadores graduados, considerando efeitos das características individuais e, sobretudo, das variáveis locais do mercado de trabalho, sociais e econômicos dos municípios da região Sul do Brasil. Para captar os efeitos dessas variáveis foram estimadas equações de rendimentos por meio de modelos hierárquicos em dois níveis. Foram utilizados os dados do Censo Demográfico 2010. Os resultados mostraram que existe diferencial de retorno de acordo com o curso escolhido pelo indivíduo. A pós-graduação stricto sensu completa influencia positivamente nos retornos à educação. As condições locais dos municípios influenciam nos retornos à educação dos trabalhadores graduados, destacando-se o efeito positivo taxa de desemprego sobre o retorno à educação. Os trabalhadores graduados estão mais protegidos das crises econômicas do que os demais. As políticas de fomento de desenvolvimento social e crescimento econômico dos municípios geram importantes impactos sobre a renumeração dos trabalhadores com ensino superior.

Biografia do Autor

  • Grazielli Olimpia Viviani Pedroso da Silva

    Mestre em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

  • Rosangela Pontili , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Economista, mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, Doutora em Desenvolvimento e Agronegócio pela Unioeste, professor do curso de economia e do programa de pós-graduação em economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná  - Unioeste

  • Jefferson Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestre em economia aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, doutor em economia aplicada na ESALQ/USP, professor do curso de economia e dosprograma de pós graduação em economia e do programa de pós graduação em desenvolvimento regional e agronegócio da Unioeste.

Publicado

2023-04-19