Returns to education of Workers with Higher Education in Southern Brazil:
are the social and economic characteristics of the municipalities matter?
Resumen
O artigo analisa o retorno à educação dos trabalhadores graduados, considerando efeitos das características individuais e, sobretudo, das variáveis locais do mercado de trabalho, sociais e econômicos dos municípios da região Sul do Brasil. Para captar os efeitos dessas variáveis foram estimadas equações de rendimentos por meio de modelos hierárquicos em dois níveis. Foram utilizados os dados do Censo Demográfico 2010. Os resultados mostraram que existe diferencial de retorno de acordo com o curso escolhido pelo indivíduo. A pós-graduação stricto sensu completa influencia positivamente nos retornos à educação. As condições locais dos municípios influenciam nos retornos à educação dos trabalhadores graduados, destacando-se o efeito positivo taxa de desemprego sobre o retorno à educação. Os trabalhadores graduados estão mais protegidos das crises econômicas do que os demais. As políticas de fomento de desenvolvimento social e crescimento econômico dos municípios geram importantes impactos sobre a renumeração dos trabalhadores com ensino superior.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos: Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Todo el contenido de la revista, excepto donde se indique, está licenciado bajo una licencia Creative Commons de tipo BY-NC.