As brechas ao capital nacional: a liderança da casa J. F. de Lacerda & Cia. sobre a exportação cafeeira em Santos na década de 1880

Autores/as

  • Gustavo Pereira da Silva Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumen

A ascensão econômica da província de São Paulo no século XIX assentou-se sobre a expansão da lavoura cafeeira no Oeste Paulista e a formação de um complexo econômico com atividades paralelas vinculadas à exportação do produto. Dentre estas atividades, o comércio de importação e exportação era uma das mais importantes, sendo que a maioria das casas exportadoras de café em Santos eram firmas estrangeiras, o que levou a historiografia econômica a relegar o capital nacional nesta seara. Todavia, a principal casa exportadora de café em Santos na metade da década de 1880 era a J. F. de Lacerda & Cia., uma empresa familiar pertencente aos Lacerda Franco. Nosso artigo investiga o funcionamento desta firma, que era uma casa comissária e exportadora, através da análise de suas demonstrações financeiras e, concomitantemente, apreende sua estratégia que se baseava no tripé café, capital e uma rede produtiva em municípios cafeeiros paulistas.

Biografía del autor/a

  • Gustavo Pereira da Silva, Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    Graduado em História pela UNESP/Franca-SP (2005). Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2008). Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2011). Atualmente Professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Archivos adicionales

Publicado

2015-12-01

Número

Sección

Articles