Armadilha de Lucratividade e Big-Push: considerações a partir de Rosenstein-Rodan

Autores/as

  • Carlândia Brito Santos Fernandes
  • Vivian Garrido Moreira

Resumen

Este pequeno ensaio apresenta uma situação de armadilha de lucratividade como mecanismo teórico explicativo da condição de estagnação de determinadas economias, sobretudo aquelas em desenvolvimento. Utilizando algumas contribuições teóricas de Paul Rosenstein-Rodan, defende-se como possibilidade de ruptura desta condição a ocorrência de um Big Push, para que uma escala mínima de capital seja gerada e retornos crescentes sobre o trabalho, advindos de ganhos de aprendizagem, possam atuar. O principal resultado é que esses ganhos são fundamentais para se gerar um círculo virtuoso, que intensificará o processo de industrialização e guiará a economia em direção a elevados níveis de renda.

Biografía del autor/a

  • Carlândia Brito Santos Fernandes
    Doutoranda em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP e Visiting Scholar em ILAS/Columbia University. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
  • Vivian Garrido Moreira
    Doutora em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP com período sanduíche na SOAS- University of London. Mestre em economia pelo IE-UFRJ.

Publicado

2015-12-01

Número

Sección

Articles