Aliança capitalista e enraizamento da dependência tecnológica na economia brasileira: uma visão institucionalista evolucionária

Authors

  • Adriano José Pereira UFSM
  • Ricardo Dathein Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Abstract

Este artigo analisa, a partir da abordagem institucionalista evolucionária, as duas tentativas de emparelhamento tecnológico adotadas na economia brasileira, no início e no final da segunda metade do século XX, caracterizando-as segundo o conceito de “alianças capitalistas” entre Estado nacional, empresas estrangeiras e burguesia industrial nacional, nas décadas de 1960 e 1970, e entre Estado nacional e empresas estrangeiras, na década de 1990. Conclui-se que a primeira “aliança” condicionou a segunda, consolidando a trajetória dependente da economia nacional em relação ao capital produtivo estrangeiro, levando ao enraizamento da dependência tecnológica brasileira.

Author Biographies

  • Adriano José Pereira, UFSM
    Professor adjunto do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Ricardo Dathein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Published

2017-06-30

Issue

Section

Articles