Instituições Financeiras de Desenvolvimento Regional e os desafios do Sistema Nacional de Fomento

Authors

  • Carlos Henique Horn Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Fernanda De Freitas Feil ABDE UFF

Abstract

Resumo: Este artigo aborda os desafios enfrentados pelas Instituições Financeiras de Desenvolvimento Regional (IFDR) no Brasil, sugerindo algumas condições para a melhora no financiamento de longo prazo. O artigo destaca a importância do Sistema Nacional de Fomento, traça um breve histórico das instituições financeiras de desenvolvimento brasileiras a apontam para limitações a serem superadas e condições para que as IFDR assumam um papel mais efetivo no desenvolvimento nacional. As proposições de política pública voltadas ao fortalecimento das instituições regionais expressam o conteúdo dos debates mantidos no âmbito da Associação Brasileira de Desenvolvimento, o principal fórum de representação das instituições de fomento.

Author Biographies

  • Carlos Henique Horn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
    Carlos Henrique Horn é economista e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduou-se em Ciências Econômicas na UFRGS, tendo concluído também o mestrado em Economia nessa Universidade. Posteriormente, realizou o doutorado em Industrial Relations na London School of Economics and Political Science, da Universidade de Londres. A atividade docente e de pesquisa concentra-se nas áreas de desenvolvimento econômico, macroeconomia e relações de trabalho. Carlos foi presidente do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e da ABDE - Associação Brasileira de Desenvolvimento.
  • Fernanda De Freitas Feil, ABDE UFF
    FERNANDA FEIL Fernanda Feil é gerente de estudos econômicos na ABDE – Associação Brasileira de Desenvolvimento, instituição que agrega e representa o Sistema Nacional de Fomento. Fernanda atua com desenvolvimento econômico em seus aspectos mais amplos, processo de financiamento o desenvolvimento e com conjuntura econômica. Fernanda possui graduação em economia pela USP – Universidade de São Paulo e em Business and Commerce, pela Monash University – Australia. Nos nível de pós graduação, Fernanda adquiriu um mestrado em economia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é atualmente doutoranda em economia pela UFF – Universidade Federal Flumenense. Entre 2006 e 2007, Fernanda trabalhou como economista na Ideias Consultoria, ao lado do ex ministro Delfim Netto e, entre 2007 e 2010, na Rosenberg e Associados, atuando em análise da conjuntura macroeconômica nacional e internacional. No setor público, Fernanda trabalhou na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, entre 2010 e 2011 e como assessora da presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) entre 2011 e 2013.

Published

2019-02-05

Issue

Section

Articles