Imigrantes e Fazendeiros no alvorecer da indústria paulista: a formação da Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo (1882-1892)

Authors

  • Gustavo Pereira da Silva

Abstract

Em que pese a historiografia econômica apontar uma dupla matriz social dos primeiros industriais paulistas – imigrantes e fazendeiros -, constatamos que há uma numerosa gama de trabalhos que destacam o papel dos estrangeiros como industriais e, em contrapartida, poucas análises sobre a atuação dos fazendeiros. Dessa forma, o artigo busca mostrar que na formação da maior empresa de bens de capital paulista do final do XIX e décadas iniciais do século XX, a Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo - a partir da incorporação da Lacerda, Camargo & Cia. e da Engelberg, Siciliano & Cia. – concorreram tanto nacionais quanto estrangeiros, que comandavam as empresas que foram incorporadas. Para tanto, utilizaremos demonstrações financeiras, relatórios, contratos e atas das seguintes empresas: J. Arbenz & Cia.; Lacerda, Camargo & Arbenz; Lacerda, Camargo & Cia; Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo, além de anúncios do jornal Correio Paulistano no período 1882-1893.

Author Biography

  • Gustavo Pereira da Silva
    Graduado em História pela UNESP/Franca-SP (2005). Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2008). Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2011). Atualmente Professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Published

2022-04-01