O consumo das famílias brasileiras

um olhar de gênero e raça

Authors

Abstract

The objective of this study is to analyze the patterns of Brazilian household consumption based on the gender and race of the head of the household. To do so, we estimated a simultaneous demand system for the six main aggregate consumption categories (housing, transportation, food, health, education, and other expenses). The analysis was done with the 2017-2018 Household Budget Survey, by National Statistical Bureau. Our results suggest that women spend more on housing than men, while men invest more resources in transportation expenses than women. As for consumption patterns by race, the results suggest that in food expenses, black households spend more than white, regardless of the gender of the household head. In health and education expenses, white household heads spend more than black, and, about health, white women tend to spend more than men. Income, education, age, and children are important factors that may explain differences in these results.

Author Biographies

  • Luana Passos

    É professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste da Bahia e professora no PPGE/UFF. Doutora (2015-2018) e  Mestre (2013-2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense; graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007-2012). Fez estágio pós-doutoral em demografia no Cedeplar/ UFMG (2018-2019), no PPGCC/UFMG (2020-2021) e no PPGE/UFF (2020-2021). No âmbito das atividades de pesquisa, tem atuado nas temáticas: Impactos da política de transferência de renda condicionada; Economia Feminista; Economia dos cuidados; Desigualdades de gênero no trabalho produtivo e reprodutivo; Heterogeneidade das mulheres na interseccionalidade de gênero, raça e classe; Impactos distributivos da tributação e do gasto social; entre outras. Atualmente, é assessora da minisra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

  • Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/ IBMEC-RJ

    Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Economia pela Escola de Administração e Economia de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) de São Paulo (1999) e doutorado em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV) do Rio de Janeiro (2012) . Atualmente é Técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, professora de Microeconomia da Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC-RJ e membro do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (GeFaM). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em microeconomia aplicada e economia do Bem-Estar Social. Suas principais áreas de pesquisa são: economia da família e desigualdade de gênero, uso do tempo, consumo e sistemas de demanda.

  • Danielle Carusi Machado, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Economia pela PUC-Rio (2006). Atualmente é professora associada da Faculdade de Economia da UFF e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Economia desta mesma faculdade.

  • Luciana Alves dos Santos, IBGE

    Mestre em Economia com especialidade em políticas públicas pelaUERJ/2010, graduada em Economia pela UFRJ/2006. Tecnologista de informação geog. estatística do IBGE desde 2010 na Pesquisa de Orçamentos Familiares-POF, atuando no planejamento operacional e metodológico, crítica de variáveis, análise de dados e produção de texto para publicação, além da elaboração de material para Ensino a Distância para treinamento da coleta 

Published

2024-06-11