O novo comerciário
mais vigiado, mais conectado, com menos contato humano e maior esforço
DOI:
https://doi.org/10.1590/bh4kvp61Abstract
Os Centros de Distribuição (CDs) são uns dos espaços de trabalho que mais crescem em função do desenvolvimento da logística como técnica de distribuição e do comércio on-line. Nesse estudo iremos analisar as técnicas organizacionais, as estratégias e os expedientes utilizados para que os trabalhadores em Centros de Distribuição trabalhem de forma mais intensa, extensa e flexível. Constatamos que a intensificação do tempo de trabalho é obtida com as estratégias de imposição de metas e assimetria de informações, controle algoritmo e gameficado, trabalho fragmentado e vigiado e por fim, via sintonia do trabalho em diversas áreas. A distribuição do tempo de trabalho é obtida de forma discricionária pela empresa com a contratação de terceirizados, particularmente em períodos de pico; com a prática da rotatividade e com rearranjos da jornada de trabalho, diminuição da jornada com concessão de folgas sem remuneração. A linguagem do empreendedorismo e a disponibilização de espaços de lazer seguem a cultura do Vale do Silício que visam o aumento da extensão da jornada, mas dando aparência que é opção do trabalhador.
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