Cooperativas de crédito no Brasil: evolução e impacto sobre a renda dos municípios brasileiros

Authors

  • Elidecir Rodrigues Jacques Universidade Federal do Paraná Banco Central do Brasil
  • Flávio de Oliveira Gonçalves Universidade Federal do Paraná

Abstract

As evidências empíricas indicam uma relação forte entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico. Nesse sentido, o crédito bancário aparece como uma das principais variáveis a ser considerada. Entretanto, num país de grandes dimensões como o Brasil, existem municípios desprovidos de agências bancárias e, portanto, sem acesso ao crédito bancário. As cooperativas de crédito aparecem como instituições alternativas no fornecimento de crédito, com características distintas dos bancos, pois elas assumem os riscos de suas aplicações em prol da comunidade, promovendo o desenvolvimento local através da formação de poupança e do microcrédito direcionado a iniciativas empresariais locais. Este trabalho mostra um breve histórico do cooperativismo no Brasil, além de mensurar o impacto das cooperativas de crédito na renda dos municípios brasileiros usando o método de diferenças em diferença. Foi encontrado um impacto médio de R$ 1.825 no PIB per capita para uma amostra de 3.580 municípios brasileiros, com significância a 5%.

Author Biographies

  • Elidecir Rodrigues Jacques, Universidade Federal do Paraná Banco Central do Brasil
    Doutor e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, Especialista em Gestão Contemporânea pela FGV, Graduação em Matemática e Computação pela UnB, Analista do Banco Central do Brasil.
  • Flávio de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal do Paraná
    Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (1995), visitou a Universita Cattolica Del Sacro Cuore di Milano (2001 - Doutorado Sanduíche), Scuola Superiore Sant´Anna (2004 - Pós Doutorado) e Universitá Bocconi (2009). Professor da Universidade Federal do Paraná tem atuado no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico onde desenvolve suas pesquisas sobre educação, desigualdade, crescimento e inovação.

Published

2016-08-01

Issue

Section

Articles