Sustentabilidade do Endividamento Estudantil em uma Macrodinâmica Liderada pela Demanda

Autores/as

Resumen

Este artigo analisa a sustentabilidade do endividamento estudantil em um modelo teórico no qual o nível de atividade econômica é determinado pela demanda efetiva agregada. Enquanto grande parte da literatura sobre dívida estudantil considera em sua avaliação de sustentabilidade apenas os diferenciais de salário entre trabalhadores com níveis de escolaridade distintos, propõe-se uma metodologia formal que compreenda os impactos desse endividamento sobre determinadas variáveis macroeconômicas que influenciam a capacidade de pagamento dessa dívida, tais como a taxa de emprego. São comparadas duas formas de pagamento da dívida, sendo a primeira similar aos Income-Driven Repayment Plans, recentemente comuns nos Estados Unidos e, na segunda, a propensão marginal a consumir das famílias adapta-se, em alguma medida, ao serviço da dívida. O resultado obtido indica que fatores como a distribuição da renda e as propensões marginais a consumir de diferentes classes funcionais têm impacto sobre as condições macroeconômicas para a sustentabilidade desse endividamento.

Biografía del autor/a

  • Gustavo Pereira Serra, Universidade de São Paulo - FEA/USP
    Mestre em Teoria Econômica pela FEA-USP e Bacharel em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Gilberto Tadeu Lima, Universidade de São Paulo - FEA/USP
    Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, é PhD em Economia pela Universidade de Notre Dame (EUA). Desenvolve sua atividade de pesquisa na área de Macrodinâmica, atuando principalmente em temas relacionados a crescimento e desenvolvimento econômico.

Publicado

2018-08-01

Número

Sección

Articles