Uma Proposta de Conceituação e Tipologia de Reformas Tributárias com Aplicação ao caso da América Latina

Autores/as

  • Aloisio Flavio Ferreira de Almeida Secretaria da Receita Federal do Brasil
  • Nelson Leitão Paes Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da UFPE. Programa de Pós-Graduação em Economia (FE) da UFMT. http://orcid.org/0000-0001-6246-4503

Resumen

Ainda não existe uma definição consolidada de reforma tributária na literatura de finanças públicas. Este artigo se propõe a apresentar um conceito próprio de reforma tributária. Juntamente com a definição de reforma tributária apresenta-se uma tipologia para a classificação destas reformas. Para aplicação do conceito e tipologia propostos, construiu-se uma base de dados de alterações e reformas tributárias na América Latina entre 1990 – 2004 com informações do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Verificou-se que as reformas tributárias promovidas na América Latina caracterizaram-se por se concentrarem em tributos relevantes sobre o consumo e a renda, com o objetivo de aumentar a arrecadação, implantadas de maneira gradual e de incidência geral. A experiência latino-americana pode ser útil para o caso brasileiro, que há vários anos vem tentando reformar o seu sistema tributário. Assim, reformas graduais, direcionadas para grandes tributos e de incidência ampla parecem ter mais chance de aprovação junto ao legislativo.

Biografía del autor/a

  • Aloisio Flavio Ferreira de Almeida, Secretaria da Receita Federal do Brasil
    Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas-SP
  • Nelson Leitão Paes, Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da UFPE. Programa de Pós-Graduação em Economia (FE) da UFMT.
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da UFPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (FE) da UFMT.

Publicado

2022-04-01

Número

Sección

Articles