A natureza do conhecimento na forma mercadoria

Autores/as

  • Elizabeth Moura Germano Oliveira Programa de Pós-Graduação em Economia (UFBA)/Pós-doutoranda http://orcid.org/0000-0002-3997-4940
  • Luiz Antônio Mattos Filgueiras Faculdade de Economia (UFBA)/Professor titular

Resumen

O objetivo deste texto é o de discutir, no interior do paradigma marxista, o que se considera ser o aspecto central do debate sobre a “Economia do Conhecimento”, e que antecede todos os demais, qual seja: a natureza e o significado da mercadoria-conhecimento. A partir da análise crítica da tese da desmedida do valor (Eleutério Prado), e da tese da ausência de valor nas mercadorias-conhecimento (Rodrigo Teixeira e Tomas Rotta), defendemos o caráter rentista da “nova economia” e evidenciamos a necessidade de avançar para níveis menos abstratos de análise como forma de superação dos limites interpretativos das teses em questão.

Biografía del autor/a

  • Elizabeth Moura Germano Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Economia (UFBA)/Pós-doutoranda
    Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Gradução em Economia (PPGE) da UFBA, integrante do Grupo de Pesquisa em Economia Política e Desenvolvimento (GEPODE) e membro do Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC).
  • Luiz Antônio Mattos Filgueiras, Faculdade de Economia (UFBA)/Professor titular
    Professor Titular da Faculdade de Economia da UFBA, integrante do Grupo de Pesquisa em Economia Política e Desenvolvimento (GEPODE) e membro do Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC).

Publicado

2022-04-01