Kirzner e a tentativa de aproximação da Escola Austríaca com outras abordagens: evidências a partir de textos menos conhecidos

Autores/as

  • Lucas Casonato UFPR e FESP
  • Eduardo Angeli Universidade Federal do Paraná.

Resumen

O artigo apresenta o pensamento econômico de Israel Kirzner expresso nas revisões de livros, comentários e respostas que ele escreveu ao longo da carreira. Propõe investigar e sistematizar as características do pensamento econômico do autor que emergem nesse material: sua relação com a praxeologia misesiana, outras perspectivas para a teoria de atividade empresarial e sua percepção de diferentes correntes econômicas. Justifica-se a escolha desse material pelo engajamento profissional de Kirzner, que procurou dialogar com outras escolas econômicas.

Biografía del autor/a

  • Lucas Casonato, UFPR e FESP
    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR), é Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Professor Adjunto do curso de Ciências Econômicas na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR).
  • Eduardo Angeli, Universidade Federal do Paraná.
    Bacharel em Economia pela USP, mestre e doutor em Economia pela Unicamp. Professor da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2022-04-01