FÉ IMPORTA? UMA ANÁLISE DO EFEITO DA ASSIDUIDADE RELIGIOSA SOBRE A MOTIVAÇÃO DE BUSCA POR EMPREGO DOS JOVENS BRASILEIROS
Resumen
A literatura recente aponta os efeitos benéficos da religiosidade sobre o enfrentamento de estressores associados ao mercado de trabalho, servindo como um canal de apoio social e psicológico. Contudo, pouco se sabe a respeito de “como” e “até que ponto” as crenças e as práticas religiosas influenciam os valores, opiniões, percepções e atitudes sociais do segmento juvenil. Diante disto, este artigo tem como objetivo compreender a importância da intensidade da prática religiosa sobre a motivação de busca por trabalho de jovens brasileiros, usando dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013. Para tanto, adotou-se uma estratégia empírica baseada no modelo de regressão estendida (ERM), mais especificamente o probit com tratamento endógeno ordinal. Em grosso modo, as estimativas apontam que a religião melhora o incentivo de sair da total inatividade e procurar um engajamento ocupacional, independente do jovem ser, ou não, parcialmente dedicado aos estudos. Os resultados potenciais médios apontam que, quando ninguém na população jovem frequenta a igreja, estima-se que 8,2% serão incentivados a dedicar-se exclusivamente a procurar trabalho, enquanto aqueles que se dedicam tanto ao mercado de trabalho como para a educação, este resultado é um pouco inferior correspondendo 5,9%. Para os jovens mais religiosos, com alta participação, a motivação de procurar trabalho é visivelmente elevada representando 61,3% para os exclusivamente dedicados, enquanto para aqueles que se dedicam também a estudar representam 50,3%.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos: Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Todo el contenido de la revista, excepto donde se indique, está licenciado bajo una licencia Creative Commons de tipo BY-NC.