Estratégias Competitivas e Desempenho da Indústria Automobilística no Brasil

Autores

  • Rodrigo Morem da Costa Fundação de Economia e Estatística - FEE/RS
  • Hélio Henkin Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (PPGE/UFRGS)

Resumo

A partir dos anos 1990, a indústria automobilística brasileira experimentou um processo de reestruturação induzido pela mudança nas estratégias de concorrência de suas matrizes e pelas transformações na economia nacional. O objetivo do trabalho foi o de estudar como ocorreu esse processo no período 1989-2013 desde uma concepção teórica Evolucionária. No Brasil, a reestruturação do setor levou à redução do hiato tecnológico em veículos e em processo de fabricação, frente ao observado em países avançados. Isto se manifestou através de investimentos em modernização das plantas existentes e em abertura de novas unidades de produção, seja pelas montadoras tradicionais ou pela entrada de outras empresas no mercado nacional. O resultado foi um expressivo aumento de produção, produtividade e consumo, que consolidaram a posição do Brasil como plataforma regional de produção para atender ao mercado da América do Sul.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Morem da Costa, Fundação de Economia e Estatística - FEE/RS
    Doutor em Economia e Pesquisador da Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS)
  • Hélio Henkin, Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (PPGE/UFRGS)
    Doutor em Economia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (PPGE/UFRGS)

Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Articles