Estratégias Competitivas e Desempenho da Indústria Automobilística no Brasil
Resumo
A partir dos anos 1990, a indústria automobilística brasileira experimentou um processo de reestruturação induzido pela mudança nas estratégias de concorrência de suas matrizes e pelas transformações na economia nacional. O objetivo do trabalho foi o de estudar como ocorreu esse processo no período 1989-2013 desde uma concepção teórica Evolucionária. No Brasil, a reestruturação do setor levou à redução do hiato tecnológico em veículos e em processo de fabricação, frente ao observado em países avançados. Isto se manifestou através de investimentos em modernização das plantas existentes e em abertura de novas unidades de produção, seja pelas montadoras tradicionais ou pela entrada de outras empresas no mercado nacional. O resultado foi um expressivo aumento de produção, produtividade e consumo, que consolidaram a posição do Brasil como plataforma regional de produção para atender ao mercado da América do Sul.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Todo o conteúdo da revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons attribution-type BY-NC.