Petrobras, política de conteúdo local e maximização de valor para o acionista: uma sugestão de interpretação

Autores

  • Leonardo Bispo Jesus Júnior Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Fernando Sarti Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Hamilton de Moura Ferreira Júnior Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Nos últimos anos, a delicada situação econômico-financeira da Petrobras, evidenciada na forte perda de valor no mercado acionário e na reduzida lucratividade, vem determinando o rebaixamento de suas métricas de crédito pelas agências de rating. Estas agências têm apontado o agressivo programa de investimentos da empresa e sua exposição à interferência política local, evidenciada no represamento dos preços dos produtos refinados e na exigência de cumprimento de metas de conteúdo local, como determinantes para a referida situação. Considerando esse pano de fundo, o objetivo geral do paper é analisar por que a política de conteúdo local está na contramão da perspectiva de maximização de valor para os acionistas da Petrobras. A principal conclusão é que a ineficiência gerada pelo direcionamento das aquisições é inconsistente com a dinâmica de acumulação das grandes corporações, num contexto em que impera a lógica de maximização do valor para o acionista.

Biografia do Autor

  • Leonardo Bispo Jesus Júnior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador da Unidade de Estudos Setoriais (UNES-UFBA). Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Fernando Sarti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT-Unicamp).
  • Hamilton de Moura Ferreira Júnior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador e pesquisador da Unidade de Estudos Setoriais (UNES-UFBA).

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Articles