ESpecialização em Recursos Naturais e Cadeias Globais de Valor

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo caracterizar a Especialização em Recursos Naturais no contexto de mudanças no comércio internacional. Com base na decomposição das exportações brutas e Análise de Cluster propõe identificar a acomodação competitiva dos países na produção em rede. Os principais resultados sugerem, de fato, uma tendência dos padrões de comércio dos países se voltarem para a lógica CGV e descolados desta tendência estão as indústrias baseadas em Recursos Naturais – com vantagens comparativas estáticas. As implicações disto para os países especializados em RN’s é que se faz necessário romper com as restrições técnicas da indústria, desenvolvendo a indústria de processos com o objetivo de inserir em etapas mais avançadas do processo global de encadeamento de produção.

Biografia do Autor

  • Karine Obalhe Piorski, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás, Campus Itumbiara.
  • Clésio Lourenço Xavier, Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU)
    Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU) e Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq.

Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Articles