Impacto do Programa Bolsa Família sobre os padrões de consumo das famílias brasileiras

Autores

Resumo

O Programa Bolsa Família (PBF) é o principal programa de transferência de renda do Brasil erepresenta um incremento de renda nos domicílios, que alocam esses recursos entre diversas categorias de consumo. O objetivo desse trabalho foi identificar em que medida o PBF alterou o valor do dispêndio em cada categoria e as parcelas de dispêndio. Foram utilizadas as POFs de 2002-2003 e 2008-2009 e os métodos Propensity Score Matching, Diferenças em Diferenças e SeeminglyUnrelatedRegressions. Os resultados indicaram maior impacto do PBF sobre alimentação e habitação, tanto em termos absolutos como relativos. Contudo, o efeito sobre alimentação foi surpreendentemente negativo, enquanto o impacto sobre habitação foi positivo. Foi possível concluir que destinar renda preferencialmente às mulheres não afeta o consumo de fumo.Além disso, nos domicílios em que as mulheres têm total autonomia para alocar a renda do PBF, o impacto do acréscimo da renda foi maior.

Biografia do Autor

  • Mirian Aparecida Rocha, Universidade Federal de Viçosa
  • Leonardo Bornacki de Mattos, Universidade Federal de Viçosa
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(2004), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(2008) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa, Revisor de periódico da Revista de Economia e Agronegócio e Revisor de periódico da Revista de Economia (Curitiba). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Integração de Mercados. Atuando principalmente nos seguintes temas:Integração espacial, Custos de transação, Carne de frango, co-integração, Threshold e TVEC.
  • Helena Perrone, Universitat Pompeu Fabra
    I am an assistant professor at Departement of Economics and Business at Universitat Pompeu Fabra, and Affiliated Professor at the Barcelona Graduate School of Economics.
  • Alexandre Bragança Coelho, Universidade Federal de Viçosa
    Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e editor da Revista de Economia e Agronegócio (REA), ligada ao Departamento de Economia Rural da UFV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: demanda de alimentos e economia dos recursos naturais.

Publicado

2018-09-21

Edição

Seção

Articles