A formação do Grupo Votorantim: as origens de um grupo econômico brasileiro no setor têxtil de São Paulo (1891-1924)

Autores

  • Gustavo Pereira da Silva Professor no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR)
  • Armando João Dalla Costa Professor no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR)

Resumo

As origens dos maiores grupos econômicos brasileiros permanecem como lacunas na historiografia econômica. A Votorantim, oitavo maior grupo brasileiro em 2007, teve origem em 1891, quando o banco União de São Paulo criou na cidade de Sorocaba (SP) a Fábrica Têxtil Votorantim. Analisando fontes primárias (escritura, balanços patrimoniais, demonstrações de lucros e perdas, relatórios de diretoria), vemos que a Fábrica Votorantim estava entre as maiores têxteis algodoeiras paulistas em 1918, quando o Banco União faliu e seu espólio foi adquirido por Antonio Pereira Ignácio. Em 1919, Pereira Ignácio formaria o Grupo Votorantim (Sociedade Anônima Fábrica Votorantim), com atuação no setor têxtil, exploração de cal, cimento, imobiliário, além da ferrovia particular. As empresas do Grupo, após uma modernização no início dos anos 1920, aumentariam sua produtividade, destacando-se a Fábrica Votorantim, que se tornou a maior firma têxtil algodoeira de São Paulo em 1925.

Biografia do Autor

  • Gustavo Pereira da Silva, Professor no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR)
    Graduado em História pela UNESP/Franca-SP (2005). Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2008). Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2011). Atualmente Professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.
  • Armando João Dalla Costa, Professor no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR)
    Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle) e Pós-Doutor pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Articles