POBREZA NA PRIMEIRA INFÂNCIA RURAL BRASILEIRA

UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DO FENÔMENO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/qk8m0f48

Resumo

Assumindo a importância de uma primeira infância livre das múltiplas dimensões da pobreza para o desenvolvimento dos indivíduos, este estudo objetivou mensurar o nível de privação das crianças em idade de primeira infância do meio rural brasileiro. Para isso, construiu-se um índice de pobreza apoiado na teoria dos conjuntos fuzzy, ferramental matemático que investiga fenômenos nebulosos como a pobreza. Os dados foram capturados da PNAD 2013, totalizando uma amostra de 5752 crianças de 0 a 6 anos de todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Os resultados indicaram que essas crianças sofrem múltiplas privações, sobretudo nos estados do Amazonas e do Maranhão, responsáveis por condições entre média e alta privação. No outro extremo ficou Santa Catarina, estado com menor índice de pobreza multidimensional. Dentre as dimensões analisadas, destacam-se Condições Sanitárias e Segurança Alimentar, essenciais para a manutenção das condições precárias das crianças investigadas.

Biografia do Autor

  • Ohanna Larissa Fraga Pereira, Unicamp

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas.

  • Caroline Lucion Puchale, UFRGS

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é doutoranda em Economia, com ênfase em Economia Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Orlando MARTINELLI JÚNIOR, UFSM

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Visiting Scholar no Sonoco International Business Department na Moore School of Business - University of South Carolina (2010-2011). Atualmente é professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI), e do Programa de Pós Graduação em Economia do Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2025-09-17