Sobre a Revista
Breve Histórico
História (São Paulo) é um periódico consolidado na área de História, editado desde 1982 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). O periódico é fruto da fusão dos Anais de História, publicado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, entre 1969 e 1977, e Estudos Históricos, publicado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, entre 1963 e 1977. A partir de 1990, a Revista passou a ser editada pelos dois Programas de Pós-graduação em História da UNESP, situados nas cidades de Franca e Assis. Em 2006, depois de mais de uma década de experiência, os programas, para otimizar os trabalhos da Revista e alcançar um maior nível de qualidade, optaram por extinguir duas outras publicações que então eram mantidas separadamente - a Revista Pós-História, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em História de Assis, e a revista Estudos de História, editada pelo Programa de Pós-Graduação em História de Franca. Em 2007, a Revista História (São Paulo) que há tempos estava incluída em diversos indexadores internacionais, passou a circular exclusivamente em meio digital, o que gerou uma expressiva ampliação e diversificação do seu público. A experiência de trabalho conjunto na edição da Revista História (São Paulo) foi fundamental para a fusão dos Programas de Pós-graduação em História da UNESP, a partir de 2020.
Conformidade com a Ciência Aberta
Este periódico está em conformidade com os princípios da Ciência Aberta e segue o modelo Gold Open Access. História (São Paulo) aceita manuscritos previamente depositados em um servidor não comercial de Preprints, desde que não estejam submetidos simultaneamente à revisão por pares em outro periódico. É necessário informar o nome do servidor de Preprints e o DOI correspondente. Os autores deverão enviar o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, disponível também na seção Documentos Suplementares.
Ética na Publicação
A História (São Paulo) dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics) e o Código de Boas Práticas Científicas - FAPESP. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceita na História (São Paulo). Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
Além disso, a História (São Paulo) tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor.
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Fontes de Indexação
- DOAJ - Directory of Open Access Journals (desde 2003)
- Latindex-Directorio (desde 2007)
- Scopus (desde 2009)
- Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
- Historical Abstracts: America, History and Life (desde 1984)
- BIBLAT. Bibliographie Latino-Americaine D'Articles (desde 1985)
- CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (desde 1989)
- IBZ - International Bibliography of Periodical Literature (desde 1996)
Websites e Mídias Sociais