Seja bem vindo ao Sistema SciELO de Publicação. Escolha um periódico na lista abaixo para submeter o seu manuscrito. Certifique-se de ler as Instruções aos Autores específicas do peri´ódico antes de submeter o seu manuscrito.
O Sistema SciELO de Publicação opera sobre o software Open Journal Systems (OJS), que é um sistema online gratuito e sem fins lucrativos de submissão de manuscritos, desenvolvido e mantido pelo Public Knowledge Project (PKP) -- https://pkp.sfu.ca/.
Apoio e Suporte Técnico
Em caso de dúvidas quanto ao uso do OJS, consulte os recursos abaixo:
- Documentação do OJS
disponível em Português (v3.3), Inglês e Espanhol (v3.1) - FAQ (disponível em Inglês)
O Sistema SciELO de Publicação utiliza a versão 3.4 do Open Journal Systems.
Revistas
-
Acta Limnologica Brasiliensia
Missão: A Acta Limnologica Brasiliensia é a revista científica da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) que publica artigos originais, notas científicas, artigos de revisão e artigos de opinião que contribuem para o desenvolvimento científico da Limnologia, compreendendo os aspectos físicos, químicos e biológicos da ciência aquática. Seu escopo inclui ecossistemas de água doce como rios, lagos, planícies de inundação, áreas alagadas, reservatórios e zonas estuarinas.
-
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica
Publicação de Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
versão impressa ISSN 1516-1498Missão
Publicar trabalhos inéditos em Psicanálise e áreas afins bem como conferências, traduções, artigos de valor histórico e resenhas de interesse para o campo da psicanálise. -
Alea: Estudos Neolatinos
Informações básicas
Alea: Estudos Neolatinos - Revista organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é uma revista científica com periodicidade quadrimestral, sem fins lucrativos, de aceso aberto,que integra o grupo de revistas científicas brasileiras daScientificElectronic Library Online - SciELOque aderiram o programa Ciência Aberta, avaliada com Qualis A1 pela CAPES e indexada em SciELO, em Scopus, em Web of Science, entre outros indexadores regionais como Latindex e Redalyc.
Alea: Estudos Neolatinostem como missão a divulgação de trabalhos de pesquisa originais, de alto impacto científico, provenientes das diversas áreas de produção de conhecimento relacionadas com a grande área de Letras, especificamente, com as Letras Neolatinas, nas áreas de concentração deLiteraturas Hispânicas,Literatura Italiana, Literaturas de Língua Francesa, eoutras literaturas em línguas neolatinas como Português, Romeno, Catalão; Galego ou Provençal, assim como Literaturas Neolatinas produzidas em contato cultural com outros universos linguísticos. Assim, a revista publica estudos críticos e historiográficos de cada universo cultural do âmbito neolatino e, ainda, estudos teóricos, estudos comparados, e estudos da tradução de interesse para a compreensão desse universo, aceitando trabalhos em português, espanhol, francês, italiano e inglês.
Alea: Estudos Neolatinos só admite a submissão de trabalhos inéditos, em meio impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados como preprint no repositório SciELO, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.
Todos os trabalhos adequados ao perfil da revista são submetidos ao processo de Análise de Pares, recebendo a avaliação de pelo menos dois consultores ad hoc (pareceristas), escolhidos entre especialistas da área.
A abreviatura de seu título é Alea, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.
Fontes de indexação
- Scopus
- Web of Science
- Redalyc
- Latindex
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença CreativeCommons do tipo atribuição BY.A versão online da revista tem acesso aberto e gratuito.
Patrocinadores
A revista Alea: Estudos Neolatinos recebe financiamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas da CAPES, do CNPq e da FAPERJ
-
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, é uma publicação da instituição Universidade de Sorocaba (Uniso) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com foco na divulgação de estudos e pesquisas da área de Educação Superior em fluxo contínuo, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas no campo da Educação Superior, em especial sobre Avaliação Institucional da Educação Superior, e temas relacionados com tendências e políticas da ciência e tecnologia, produzidos por pesquisadores(as) de universidades e instituições de pesquisas do Brasil e do exterior.
Título: Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Título abreviado: Aval. (Campinas; Sorocaba, Online)
Título anterior: Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior
Ano de fundação: 1996
e-ISSN - 1982-5765
Qualis/CAPES: A1
Área do Conhecimento: Ciências Humanas
Subárea: Educação
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br
Prefixo DOI: 10.1590 (Scielo)
-
Cadernos Cedes
Publicação de caráter temático dirigida a profissionais e pesquisadores da área educacional com o propósito de abordar questões que se colocam como atuais e significativas nesse campo de atuação.
-
Brazilian Journal of Biology
Publicar artigos que contenham resultados de pesquisa original em qualquer ramo das ciências biológicas.
-
Cadernos Pagu
Missão
Contribuir para a ampliação e consolidação do campo de estudos de gênero no Brasil, através da veiculação de resultados de pesquisas inéditas e de textos ainda não traduzidos no país, viabilizando, assim, a difusão de conhecimentos na área e a leitura crítica da produção internacional. -
Coluna/Columna
Publicação de Sociedade Brasileira de Coluna
versão impressa ISSN 1808-1851versão On-line ISSN 2177-014X
MissãoDivulgar pesquisas que contribuam para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da prática, da pesquisa e do ensino dos temas relacionados à Coluna Vertebral no Brasil e na América Latina.
-
Estudos Avançados
A revista Estudos Avançados é uma publicação quadrimestral do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo. Criada em dezembro de 1987, conta com 66 edições publicadas. Sua sobrevivência reflete, naturalmente, a vitalidade conquistada pelo IEA, responsável por sua edição. Com perfil editorial bastante singular entre as publicações acadêmicas brasileiras, Estudos Avançados publica trabalhos sobre temas de cultura humanística, científica e tecnológica. Seu maior diferencial com relação às publicações congêneres são os seus dossiês. Cada edição traz um dossiê com abordagens holísticas, diferenciadas e complementares. Para o levantamento científico dos tópicos dos dossiês, a editoria conta com a competência e a generosidade dos maiores e melhores estudiosos das matérias enfocadas. O espectro dos dossiês é amplo tanto do ponto de vista da informação idônea, lastreada de dados estatísticos precisos, como da interpretação e análise de cada núcleo temático. Congrega estudiosos de diferentes tendências e correntes de pensamento, do Brasil e do exterior. O leitor é o maior beneficiário desse trabalho, pois normalmente recebe um conjunto de informações de qualidade. -
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é um periódico científico quadrimestral do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. A revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artísticas. Seu conteúdo destina-se, em especial, a pesquisadores, professores e estudantes interessados em literatura brasileira contemporânea.
-
Economia e Sociedade
Fundado em 1992, vinculado ao Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), o periódico Economia e Sociedade surgiu com a missão de fomentar a reflexão crítica em áreas afins.
Inicialmente publicado de maneira impressa, fez a transição para a circulação exclusivamente eletrônica, encerrando sua versão impressa após o fascículo 50 (Vol. 23, N. 1) em abril de 2014.
O reconhecimento da relevância e qualidade do periódico foi evidenciado na classificação de periódicos Qualis do quadriênio 2017-2020, quando a Economia e Sociedade ascendeu da classificação B1 para a A2 na área de Ciências Sociais Aplicadas.
-
EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Educação & Sociedade é uma publicação do Centro de Estudos Educação e Sociedade(CEDES) indexada internacionalmente e disponível, desde 1997, na Scientific Eletronic Library (Scielo: www.scielo.br/es)
Criada em 1978, como instrumento de incentivo e difusão da pesquisa acadêmica, tem como escopo o debate amplo sobre Educação nos diversos prismas de sua relação com a Sociedade. A Revista acumula dentro dessa perspectiva e após anos de publicação ininterrupta, um grande acervo de análises, informações, debates, fontes teóricas, entre outros, de grande interesse para cientistas e educadores que atuam nos mais diversos campos das Ciências da Educação. -
Iheringia Série Zoologia
O periódico Iheringia, Série Zoologia, editado pelo Museu de Ciências Naturais da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura - RS, destina-se a publicar trabalhos completos originais em Zoologia, com ênfase em taxonomia e sistemática, morfologia, história natural e ecologia de comunidades ou populações de espécies da fauna Neotropical recente.
-
Horticultura Brasileira
É uma revista de publicação contínua, destinada à temas técnico-científicos que envolvam hortaliças, plantas medicinais, condimentares e ornamentais e que contribuam significativamente para o desenvolvimento desses setores. Os artigos podem ser enviados e/ou publicados em português, inglês ou espanhol.
-
História (São Paulo)
História (São Paulo) é um periódico consolidado na área de História, editado desde 1982 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). O periódico é fruto da fusão dos Anais de História, publicado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, entre 1969 e 1977, e Estudos Históricos, publicado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, entre 1963 e 1977. A partir de 1990, a Revista passou a ser editada pelos dois Programas de Pós-graduação em História da UNESP, situados nas cidades de Franca e Assis. Em 2006, depois de mais de uma década de experiência, os programas, para otimizar os trabalhos da Revista e alcançar um maior nível de qualidade, optaram por extinguir duas outras publicações que então eram mantidas separadamente - a Revista Pós-História, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em História de Assis, e a revista Estudos de História, editada pelo Programa de Pós-Graduação em História de Franca. Em 2007, a Revista História (São Paulo) que há tempos estava incluída em diversos indexadores internacionais, passou a circular exclusivamente em meio digital, o que gerou uma expressiva ampliação e diversificação do seu público. A experiência de trabalho conjunto na edição da Revista História (São Paulo) foi fundamental para a fusão dos Programas de Pós-graduação em História da UNESP, a partir de 2020.
-
Journal of Microwaves, Optoelectronics and Electromagnetic Applications
The Journal of Microwaves, Optoelectronics and Electromagnetic Applications (JMOe), published by the Brazilian Microwave and Optoelectronics Society (SBMO) and Brazilian Society of Electromagnetism (SBMag), is a professional, refereed publication devoted to disseminating technical information in the areas of Microwaves, Optoelectronics, Photonics, and Electromagnetic Applications.
Papers should be submitted as editable (Word or LibreOffice) and PDF files or Latex and PDF files since the PDF files will be used in the peer-review process. All correspondence, including notification of the Editor's decision and requests for revision, is sent by e-mail.
After acceptance, articles are available worldwide for previewing and downloading through the Internet free of charge. For more information about the Journal, please click in the appropriate icon.
-
Machado de Assis em Linha
Sua principal missão é a disseminação do conhecimento sobre a obra do autor, em seus múltiplos aspectos. Seu principal compromisso é com a excelência acadêmica. -
Lua Nova: Revista de Cultura e Política
Missão: Dedica a fomentar uma reflexão que ofereça fundamentos para o debate em profundidade de questões substantivas da atualidade. Na análise de políticas públicas, se enfatiza seu caráter público, e na análise do panorama internacional, se enfatiza a posição do Brasil.
-
Mana. Estudos de Antropologia Social
Publicar pesquisas e trabalhos que contribuam para a compreensão da realidade sociocultural e para o desenvolvimento da Antropologia, procurando colocar o leitor em contato com os mais importantes temas e questões contemporâneos da disciplina. -
Psicologia: Ciência e Profissão
A revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação trimestral dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia.
Publica trabalhos originais, em língua portuguesa ou inglesa, nas categorias de relatos de pesquisa, artigos teóricos ou de revisão sistemática e relatos de experiência. Os trabalhos submetidos serão avaliados com base em critérios específicos que salientem a sua relevância científica e social no âmbito da produção de conhecimento em Psicologia.
O título abreviado do peiódico é Psicol., Ciênc. Prof. que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
-
Psicologia Escolar e Educacional
A revista é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Psicologia Escolar e Educacional e está vinculada à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).
-
Psicologia & Sociedade
Fundada em 1986, a revista Psicologia & Sociedade publica, em fluxo contínuo, textos originais que apresentem resultados de pesquisa, argumentos e discussões sobre temáticas relevantes à produção de conhecimento em psicologia social e áreas afins, a partir de uma postura crítica, criativa, questionadora e interdisciplinar.
A revista tem acesso aberto e não cobra taxas de qualquer espécie.
A abreviatura de seu título é Psicol. Soc., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.
-
Pesquisa Operacional
Pesquisa Operacional began to be published in 1981. It is published by the Brazilian Operations Research Society (SOBRAPO).
-
Psico-USF
O propósito da revista é servir de fórum para a apresentação de pesquisas atuais no campo da Psicologia e como um veículo de disseminação de informação aos profissionais do campo e interessados.
-
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
Missão: Publicar artigos científicos originais e inéditos na área de Engenharia Agrícola e Ambiental. -
Revista Brasileira de Ciências Sociais
Missão
A Revista Brasileira de Ciências Sociais (Rev. Bras. Ci. Soc.) é uma das principais revistas interdisciplinares no âmbito das Ciências Sociais no Brasil. A Revista responde à missão de veicular a produção acadêmica de ponta nas três grandes áreas que conformam tanto o corpo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), quanto a própria tradição das Ciências Sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. O periódico abarca a diversidade temática caracteristicamente ampla dessas áreas, bem como sua correspondente pluralidade teórico-metodológica. O título “Rev. Bras. Ci. Soc.” deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
-
Revista Brasileira de Ciência Política
A Revista Brasileira de Ciência Política, publicada pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, busca publicar estudos sobre o fenômeno da política que partam de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas e que tenham em comum o compromisso com o rigor metodológico e a capacidade de estimular a pesquisa na área.
-
Revista Brasileira de Educação
A Revista Brasileira de Educação, publicada pela ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, dedica-se à publicação de artigos acadêmico-científicos, fomentando e facilitando o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional.
É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das ciências sociais e humanas.
Áreas de interesse - educação; educação básica; educação superior e política educacional; movimentos sociais e educação.
A Revista Brasileira de Educação é uma publicação em fluxo contínuo.
Em 2017, a partir do número 70, a publicação passou a ser co-editada pela Zeppelini Editorial.
Seu título abreviado é Rev. Bras. Educ. que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas.
-
Revista Brasileira de História
A Revista Brasileira de História publica artigos originais e afinados com o avanço da produção historiográfica contemporânea. Visa atuar como um veículo de divulgação das práticas de pesquisa, escrita e ensino da história.
-
Revista de Economia Contemporânea
A Revista de Economia Contemporânea (REC) é um periódico da área de Economia editado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil).
Sua missão é promover o debate e o diálogo entre as distintas correntes teórico-metodológicas hoje ativas na expansão da fronteira do conhecimento no campo da Economia, por meio da publicação de artigos acadêmicos originais e inéditos, que abordem temas relevantes de abrangência nacional e internacional, preferencialmente, nas seguintes áreas: Pensamento Econômico, História Econômica, Metodologia e Economia Política; Teoria Macroeconômica, Sistema Financeiro e Modelos de Crescimento e suas Aplicações; Teoria Microeconômica, Indústria, Inovação, Comércio Internacional e suas Aplicações; Teorias do Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego e Renda, Políticas Públicas e Bem Estar.
Possui periodicidade anual e publica em fluxo contínuo (rolling pass) artigos acadêmicos escritos em português e inglês selecionados após revisão por pares do tipo cega (blind review).
A REC é um periódico diamante, de acesso livre e aberto, sem cobrança de taxas de submissão e processamento.
-
Revista de Economia e Sociologia Rural
SOBRE O PERIÓDICO
A Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) (ISSN online 1806-9479 e ISSN impresso 0103-2003) é uma publicação científica online publicada pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER) em acesso aberto e avaliada por pares. Os trabalhos aceitos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) nos idiomas português, inglês e/ou espanhol, seguindo um modelo de publicação em fluxo contínuo, com trabalhos organizados em 4 edições anuais. A RESR cobra taxas de submissão e de publicação para cobrir custos de sistemas, de produção e de indexação.
Missão
A Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) tem por missão a difusão de resultados de pesquisas nas áreas de economia, administração, extensão e sociologia rural, a fim de promover e estimular o debate de temas e fatos de importância econômica e social, bem como colaborar no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e de outras partes do mundo.
Foco e Escopo
A RESR publica contribuições inéditas derivadas de pesquisas científicas, quais sejam, artigos originais e revisões da literatura, escritos em português, inglês e/ou espanhol e que tenham como objeto de análise assuntos e questões sobre a evolução, problemas, situação atual, tendências e mudanças na agropecuária, na agroindústria e nas questões rurais.
A RESR cobre uma variedade de tópicos, tais como:
- economia e gestão do agronegócio;
- gestão de projetos e operações no agronegócio;
- estruturas e modelos de gestão no agronegócio;
- gestão de cadeias de suprimento e demanda no agronegócio;
- comercialização, mercados e preços;
- políticas macroeconômicas e agronegócio;
- comércio internacional e internacionalização de empresas do agronegócio;
- agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento sustentável;
- estrutura e dinâmica dos sistemas agroalimentares e cadeias agroindustriais;
- agricultura familiar e ruralidade;
- desenvolvimento territorial;
- questões sociais relacionadas ao ambiente rural e de agronegócio;
- ciência, pesquisa e tecnologia na agricultura e no agronegócio; e
- instituições e desenvolvimento social no agronegócio e evolução e estrutura da agropecuária no Brasil.
O público-alvo da RESR são professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de mercado.
-
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
A Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (Revista IEB) tem por missão refletir sobre a sociedade brasileira articulando múltiplas áreas do saber. Nesse sentido, empenha-se na publicação de artigos originais e inéditos, resenhas e documentos relacionados aos estudos brasileiros. -
Revista de Economia Política
Missão: Publicar trabalhos sobre teoria econômica e ciência política, teóricos e aplicados, que envolvam Estado e mercado.
-
Summa Phytopathologica
Missão: Publicar trabalhos de pesquisa, originais na área de fitopatologia. -
Religião & Sociedade
Religião & Sociedade é uma revista quadrimestral dedicada ao tema da religião em todas as suas possibilidades de relações com a sociedade. Foi criada em 1977 pelo centro de Estudos da Religião (CER) e pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER), o qual atualmente a edita. Publica resultados inéditos de pesquisas e de reflexões conceituais e metodológicas, além de ensaios visuais e resenhas de obras recentes na sua temática. Religião & Sociedade é uma das principais publicações acadêmicas na área das Ciências Sociais e, desde a sua fundação, vem contribuindo para o intercâmbio da produção de diferentes programas de pós-graduação e centros de pesquisa no Brasil e no exterior na temática da religião.
Dentre os objetivos de Religião & Sociedade destacam-se:- Divulgar artigos, resenhas e, ensaios visuais que conciliem excelência acadêmica e rigor científico na abordagem de questões socialmente relevantes.
- Contribuir para a interlocução de pesquisadores, programas de pós-graduação e centros de pesquisa garantindo a circulação de ideias, perspectivas teóricas e metodológicas.
Seu título abreviado é Relig. Soc., forma que deve ser utilizada nas bibliografias, notas de rodapé e referências bibliográficas.
-
Tempo
Missão: Constituir-se em canal relevante de publicação de pesquisas científicas inovadoras geradas no ambiente de historiadores do país e do exterior.
-
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology
A missão principal da Vibrant - revista eletrônica da Associação Brasileira de Antropologia - consiste em divulgar a antropologia brasileira através da publicação de artigos a materiais audiovisuais em inglês, francês e espanhol, da autoria de antropólogos que se encontram trabalhando ou estudando em instituições brasileiras. -
Serviço Social & Sociedade
Histórico: O Serviço Social é uma profissão regulamentada por lei e uma área de conhecimento científico que vem se desenvolvendo há mais de setenta anos no Brasil. Conta em nosso país com mais de 85 mil assistentes sociais formados e registrados nos seus Conselhos Regionais de Fiscalização Profissional. Numericamente, o Brasil tem hoje o segundo maior conjunto de assistentes sociais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo Yazbek, Martinelli e Raichelis (2008), "a produção crítica sobre a profissão está concentrada no Brasil, considerando inclusive que todos os cursos de doutorado estão em universidades brasileiras e são responsáveis também pela formação dos primeiros mestres e doutores em países da América Latina e Europa."
Nas últimas três décadas, a área apresentou grande desenvolvimento de sua produção acadêmica, que além de contribuir com o desenvolvimento de novas e aprimoradas intervenções profissionais nos mais variados campos das políticas sociais, publicados em centenas de livros, artigos, resenhas, e comunicações de pesquisas.
O Serviço Social brasileiro enriqueceu e, assim, ao transitar de uma disciplina quase que exclusivamente de intervenção para uma vigorosa área de produção de conhecimento sobre a realidade social, o que contribuiu decisivamente para a criação dos cursos de pós-graduação que deram novo influxo à pesquisa e à produção bibliográfica na área.
Desde sua criação, em setembro de 1979, a revista Serviço Social & Sociedade, apresenta uma política editorial pautada pela diretriz de dar voz a essa valiosa produção acadêmica e profissional dos assistentes sociais e de pesquisadores de áreas afins, repercutindo também o desenvolvimento sociopolítico do Serviço Social e o pensamento de suas entidades representativas.
O periódico nasceu na conjuntura do final do regime militar no Brasil, quando muitos movimentos sociais e populares questionavam o Estado autoritário e clamavam por liberdades democráticas. Momento também de fortes mobilizações sindicais que levaram às grandes greves do ABC paulista e à fundação do Partido dos Trabalhadores e da CUT.
Foi esse o contexto que marcou o processo de rearticulação das forças político-profissionais na sociedade brasileira e no Serviço Social, promovendo uma diversificação e democratização das formas de expressão e das linhas de pesquisa dos assistentes sociais. Neste sentido, a revista Serviço Social & Sociedade foi, em sua gênese, contemporânea do importante movimento de renovação do Serviço Social e continua contribuindo com o desenvolvimento acadêmico e profissional dessa área de conhecimento e intervenção na realidade, bem como de áreas afins.
Informamos que a Revista Serviço Social & Sociedade, desde o ano de 2023, adotou a publicação em fluxo contínuo.
-
Cadernos Nietzsche
Os Cadernos Nietzsche publicam exclusivamente artigos inéditos em língua portuguesa da área de Filosofia sobre o pensamento de Nietzsche. Objetivam apresentar trabalhos acadêmicos de especialistas estrangeiros e brasileiros, dos mais experientes a estudantes de pós-graduação, que contribuam para a pesquisa e a discussão de temas em torno ou a partir da filosofia nietzschiana e que sejam direcionados para um público de especialistas ou de interessados no pensamento nietzschiano. Espaço aberto para o confronto de interpretações, os Cadernos Nietzsche pretendem veicular artigos que se dedicam a explorar as ideias do filósofo ou desvendar a trama dos seus conceitos, escritos que se consagram à influência por ele exercida ou à repercussão de sua obra, estudos que comparam o tratamento por ele dado a alguns temas com os de outros autores, textos que se detêm na análise de problemas específicos ou no exame de questões precisas, trabalhos que se empenham em avaliar enquanto um todo a atualidade do pensamento nietzschiano.