Gênese e expansão dos agentes do transporte rodoviário de carga no Brasil

Autores

Resumo

Originado ainda no seio de um contexto dominado pelo sistema ferroviário, este artigo procura demonstrar como o rápido crescimento do transporte rodoviário de carga no Brasil, a partir dos anos 1930, foi simultaneamente acompanhando o processo de urbanização e industrialização alavancado pelo governo Vargas. A criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), em 1937, e a respectiva implantação de uma Seção de Tráfego, em 1945, desempenharam papel relevante para organizar e regulamentar o setor, cuja representatividade empresarial aumentou exponencialmente com o surgimento da Associação das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas (NTC), em 1963, na capital paulista. Mas ao caminhoneiro autônomo, conhecido em tempos pretéritos como carreteiro, não foram constatadas conquistas de relevo, mantendo esse importante agente à margem dos ganhos reais de todo o sistema e submetido aos desígnios das empresas transportadoras.

Palavras-chave: transporte rodoviário de carga; organização empresarial; caminhoneiro autônomo.

Biografia do Autor

  • Daniel Monteiro Huertas, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/professor adjunto

    Autor dos livros Território e circulação: transporte rodoviário de carga no Brasil (ed. Unifesp, 2018) e Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial (Annablume, 2009), exerce o cargo de professor adjunto do Departamento Multidisciplinar (Eixo Comum) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Osasco. É doutor e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente com temas relacionados à circulação, transportes e logística.

Publicado

2025-01-30