Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch
Abstract
O tema da inovação tecnológica na agricultura é tratado na literatura econômica primordialmente no debate sobre o desenvolvimento econômico, com destaque dado aos problemas dos países periféricos. Para entender a evolução do moderno setor agrícola, é necessário um enfoque mais amplo de debate, o qual remete ao paradoxo de Prebisch: o setor agrícola é capaz de gerar progresso técnico e valor agregado, bem como promover o desenvolvimento de regiões agroexportadoras. A inovação tecnológica não implica somente na aquisição de insumos modernos, mas na gestão do conhecimento tácito e específico incorporado nas tecnologias. A capacidade de inovar depende do gerenciamento produtivo dos agricultores. O produtor investe no intuito de incorporar novas tecnologias, aumentar o aprendizado e ampliar a capacidade de absorção de conhecimento. O estudo aponta para a importância das fontes externas de conhecimento, seja em termos do aprendizado pela experiência ou do efeito de transbordamento da acumulação de conhecimento em rede.Additional Files
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to enter into additional contracts separately for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons Attribution BY-NC License.