Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch

Autores

  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) http://orcid.org/0000-0002-2682-1240
  • José Maria Ferreira Jardim da Silveira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O tema da inovação tecnológica na agricultura é tratado na literatura econômica primordialmente no debate sobre o desenvolvimento econômico, com destaque dado aos problemas dos países periféricos. Para entender a evolução do moderno setor agrícola, é necessário um enfoque mais amplo de debate, o qual remete ao paradoxo de Prebisch: o setor agrícola é capaz de gerar progresso técnico e valor agregado, bem como promover o desenvolvimento de regiões agroexportadoras. A inovação tecnológica não implica somente na aquisição de insumos modernos, mas na gestão do conhecimento tácito e específico incorporado nas tecnologias. A capacidade de inovar depende do gerenciamento produtivo dos agricultores. O produtor investe no intuito de incorporar novas tecnologias, aumentar o aprendizado e ampliar a capacidade de absorção de conhecimento. O estudo aponta para a importância das fontes externas de conhecimento, seja em termos do aprendizado pela experiência ou do efeito de transbordamento da acumulação de conhecimento em rede.

Biografia do Autor

  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
    Pesquisador do IPEA e da Universidade de Columbia.
  • José Maria Ferreira Jardim da Silveira, Universidade Estadual de Campinas
    Professor da UNICAMP

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

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