UM MODELO KALECKIANO COM GASTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Adriano Renzi Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • José Gabriel Porcile Meirelles Professor Dr. da Universidade Federal da Paraná.

Resumen

Neste artigo pretende-se analisar como a política fiscal, via gastos em educação, pode afetar a acumulação de capital humano e o nível de produtividade de um país e, consequentemente, alterar o nível de emprego e catalisar o crescimento econômico. A contribuição teórica proposta advém do fato de que a questão central é incluir uma nova dimensão, ou seja, a possibilidade de que o gasto público possa contribuir para os aumentos da produtividade. Isto é, o gasto do governo tem um efeito que vai além da demanda efetiva, ou seja, ele pode afetar também a produtividade do trabalho, agora não mais constante. Neste modelo admitiremos que certa parcela do gasto público seja investida em educação. Dessa forma, se estabelece um vínculo entre política fiscal, educação e produtividade. A partir daí, serão obtidos novos resultados em termos dos níveis de emprego, salário e produto, e suas implicações de política poderão ser analisadas.

Biografía del autor/a

  • Adriano Renzi, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
    Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  • José Gabriel Porcile Meirelles, Professor Dr. da Universidade Federal da Paraná.
    Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pesquisador do CNPq. Areas de interesse: crescimento econômico, história econômica, tecnologia e comércio internacional.

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Publicado

2014-08-01

Número

Sección

Articles