O Plano de Metas e a estrutura empresarial e financeira da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil: Dedini e Romi, 1955-1961

Authors

  • Michel Deliberali Marson USP

Abstract

O Plano de Metas foi fundamental para a mudança estrutural produtiva do Brasil no final dos anos 1950, aumentando a participação relativa da indústria na economia e encadeando o desenvolvimento industrial para setores mais complexos e intensivos em tecnologia. Uma questão importante é como o Plano de Metas influenciou setores industriais específicos, como o de máquinas e equipamentos. O objetivo do artigo é examinar a evolução da estrutura empresarial e financeira da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil, por meio da análise de balanços e registros de documentos na Junta Comercial da Romi e Dedini, as maiores empresas nacionais produtoras de máquinas-ferramentas e equipamentos agrícolas, respectivamente, diante das políticas econômicas derivadas do Plano de Metas, no período de 1955 a 1961. As principais conclusões foram que as políticas do período impactaram positivamente no investimento e negativamente na rentabilidade das empresas nacionais de máquinas e equipamentos.

Author Biography

  • Michel Deliberali Marson, USP
    Economista UNESP e Mestrando em Desenvolvimento Econômico UNICAMP. Trabalhos apresentados em Congresso Nacionais (Historia Econômica da ABPHE, Seminário de Economia Mineira do Cedeplar) e Internacionais (Encontro de Economistas de Lingua Portuguesa e Historia Econômica e Social Portuguesa).

Published

2018-08-01

Issue

Section

Articles