Sobre a Revista

A Revista de Economia Contemporânea (REC) é um periódico científico da área de Economia, de acesso aberto e publicação em fluxo contínuo, editado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997. 

 

Breve histórico

A Revista de Economia Contemporânea (REC) é um periódico científico editado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seguindo a tradição de debate e crítica da casa, a REC se propõe a ser uma publicação plural e aberta ao diálogo entre as distintas correntes teóricas hoje ativas na expansão da fronteira do conhecimento em economia, publicando artigos acadêmicos originais e inéditos em temas e áreas variadas da análise econômica, especialmente os que sejam relevantes para a economia do Brasil e da América Latina.

A REC foi criada em 1997 como um periódico impresso e com periodicidade semestral. A partir de 2005, passou a ser publicada também em formato eletrônico e em periodicidade quadrimestral. Em 2014, a versão impressa foi encerrada e a REC se tornou uma publicação exclusivamente eletrônica. Em 2022, a REC deixou de ser uma publicação quadrimestral para adotar o modelo de publicação contínua (rolling pass), com um volume anual. Atualmente, a REC é uma revista exclusivamente eletrônica e publica cerca de 21 artigos por ano em fluxo contínuo.

Todas as edições encontram-se disponíveis no acervo da revista no Portal de Revistas da UFRJ ou na coleção Scielo.

 

Conformidade com a Ciência Aberta

Este periódico adota o modelo diamante de acesso aberto e segue princípios de ciência aberta. No ato da submissão, as pessoas autoras devem informar:

(a) se o manuscrito submetido é um preprint e, em caso positivo, sua localização (DOI para repositório); e

(b) se os dados, códigos e outros materiais de pesquisa subjacentes ao manuscrito estão sendo devidamente citados e referenciados e, caso estejam sendo compartilhados, sua localização (DOI para repositório).

 

Ética na Publicação

A Revista de Economia Contemporânea está comprometida com as boas práticas e a ética na publicação científica e requer dos autores conduta moral condizente. Casos de má conduta ou conduta antiética em publicação, incluindo plágio e fabricação de resultados, não serão tolerados. Ao submeter um manuscrito para publicação na REC, as pessoas autoras declaram que seu conteúdo é original e inédito, de acordo com os critérios adotados pela revista, e o manuscrito não está em processo de avaliação em nenhum outro periódico brasileiro ou estrangeiro.

Deveres e direitos de autores, editores e pareceristas são conforme o Guia Scielo de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica.

 

Foco e Escopo

A Revista de Economia Contemporânea (REC) tem por missão promover o debate e o diálogo entre as distintas correntes teórico-metodológicas hoje ativas na expansão da fronteira do conhecimento no campo da Economia, por meio da publicação de artigos acadêmicos originais e inéditos que façam alguma contribuição do ponto de vista teórico ou metodológico em temas variados da análise econômica, especialmente os que sejam relevantes para a economia do Brasil e da América Latina e nas seguintes áreas:

  • Pensamento Econômico, História Econômica, Metodologia e Economia Política;
  • Teoria Macroeconômica, Sistema Financeiro e Modelos de Crescimento e suas Aplicações;
  • Teoria Microeconômica, Indústria, Inovação, Comércio Internacional e suas Aplicações;
  • Teorias do Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego e Renda, Políticas Públicas e Bem-Estar.

Entende-se por artigo acadêmico o manuscrito que reporta os resultados de uma pesquisa teórica ou empírica e se estrutura contendo, no mínimo, uma seção introdutória, que identifica tema, problema, objeto e objetivos; uma seção de revisão da literatura; uma seção metodológica, descrevendo técnicas de coleta e análise, fontes de dados e procedimentos de pesquisa; uma seção de apresentação e discussão de resultados ou achados; e uma conclusão.

Entende-se como inédito o artigo que não tenha sido publicado anteriormente em outra revista, livro ou coletânea, quer no Brasil ou no exterior. Considera-se inédito o manuscrito baseado em trabalho apresentado em evento científico, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou previamente disseminado como Texto para Discussão, Working Paper ou similar, ou previamente depositado em repositório de preprint.

Estudos abordando casos particulares, como um estado ou um município, uma indústria, uma empresa ou um tipo de produto, por exemplo, interessam à revista apenas se apresentarem uma contribuição original à literatura e resultados replicáveis a outros casos.

 

Preservação Digital

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Arquivos digitais:

CLOCKSS Archive, CLOCKSS Archive, https://clockss.org, Online access with authorization, 2013/2015

Rede Cariniana, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, https://cariniana.ibict.br, No online access, 2005/2024, incomplete

 

Fontes de indexação

 

Ficha Bibliográfica

      • Título do periódico: Revista de Economia Contemporânea
      • Título abreviado: Rev. Econ. Contemp. (Online)
      • Registro no ISSN: 1980-5527 (On-line)
      • Publicação de: Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia
      • Periodicidade: Anual
      • Modalidade de publicação: Publicação Contínua (PC)
      • Ano de criação do periódico: 1997

 

Websites e Mídias Sociais

O acervo completo da REC encontra-se disponível no Portal de Revistas da UFRJ.

A REC dissemina e promove os artigos publicados por meio das páginas e redes sociais do Instituto de Economia da UFRJ: