Sobre a Revista
A Revista de Economia Contemporânea (REC) é um periódico científico eletrônico, de acesso livre e fluxo contínuo, editado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997.
MISSÃO
Sua missão é promover o debate e o diálogo entre as distintas correntes teórico-metodológicas hoje ativas na expansão da fronteira do conhecimento no campo da Economia, por meio da publicação de artigos acadêmicos originais e inéditos em temas variados da análise econômica, especialmente os que sejam relevantes para a economia do Brasil e da América Latina.
Dada a tradição de debate e crítica da casa, a publicação se propõe plural e aberta ao diálogo entre as distintas correntes teóricas hoje ativas na expansão da fronteira do conhecimento em economia.
PERIODICIDADE E MODELO DE ACESSO
A REC adota o modelo de fluxo contínuo e publica de 24 a 32 artigos por ano. Os manuscritos vão sendo publicados à medida que são aprovados e editorados, para compor o número do ano vigente. Todas as edições encontram-se disponíveis no acervo da revista no Portal de Revistas da UFRJ ou no Scielo.
Este periódico adota o modelo de acesso livre e aberto e não cobra taxas de submissão, processamento e publicação de manuscritos.
FONTES DE INDEXAÇÃO
- Qualis/CAPES - A2 Economia (Quadriêncio 2017-2020)
- Econlit
- Academic Journals Database
- ROAD
- SJR
- Scopus
- Biblat
FOCO E ESCOPO (LINHA EDITORIAL)
A revista publica artigos acadêmicos inéditos da área de Economia que abordem temas de abrangência nacional e internacional e façam alguma contribuição original do ponto de vista teórico ou metodológico, preferencialmente nas seguintes áreas:
Estudos abordando casos particulares - quer um país, uma região, um estado ou um município, quer uma indústria, uma empresa ou um tipo de produto, por exemplo - atualmente interessam à revista apenas se apresentarem uma contribuição original à literatura ou alguma inovação do ponto de vista teórico/metodológico e resultados replicáveis.
Entende-se por artigo acadêmico o manuscrito que reporta os resultados de pesquisa teórica ou empírica (ver instruções para autores).
Entende-se como inédito o artigo que não tenha sido publicado anteriormente em outra revista, livro ou coletânea, quer no Brasil ou no exterior. Considera-se inédito o manuscrito baseado em trabalho apresentado em evento científico, dissertação de mestrado, tese de doutorado, Texto para Discussão, Working Paper ou previamente depositado em repositório de pré-print.
Quando aos idiomas aceitos, aceitam-se artigos e demais matérias escritos exclusivamente em português e inglês.
AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DA MANUSCRITOS
A simples submissão de um manuscrito à REC não implica a publicação do mesmo. Todas as submissões são submetidas à pré-avaliação pelos editores e, em caso de aceite inicial, à revisão por pares do tipo duplo cega (double blind review).
A pré-avaliação é realizada pelos membros do corpo editorial, formado pelo Editor Chefe, os Editores Associados e o Gerente Editorial. A revisão por pares é realizada por especialistas de diversas instituições brasileiras e estrangeiros, engajados como pareceristas ad hoc e selecionados por sua expertise e conhecimento no tema e/ou metodologia do manuscrito.
A pré-avaliação pelo corpo editorial verifica o enquadramento na linha editorial e a aderência aos critérios básicos de forma, qualidade e originalidade da revista. Inclui a verificação de plágio utilizando ferramenta de software. Submissões não aceitas na etapa de pré-avaliação são automaticamente arquivadas; submissões aceitas são encaminhadas para a revisão por pares. O aceite ou a recusa do manuscrito pelos editores é comunicado(a) exclusivamente por correio eletrônico ao(s) autor(es).
A revisão por pares é do tipo duplo cega (double blind review). São avaliados os seguintes aspectos do manuscrito:
- adequação dos elementos pré-textuais (título, palavras-chave, resumo);
- relevância do tema;
- originalidade da contribuição;
- utilidade de figuras;
- organização e redação do texto;
- adequação da revisão da literatura (cobertura temática/metodológica, nível de atualidade dos trabalhos, profundidade da resenha, qualidade da organização);
- metodologia adotada (adequação ao tema e aos objetivos, descrição e especificação, aplicação);
- dados empíricos utilizados, se aplicáveis (adequação aos objetivos e à metodologia, grau de atualização dos dados, cobertura geográfica, tabulações).
A avaliação pode resultar na recusa ou no aceite do manuscrito, com ou sem a necessidade de revisão do mesmo pelo(s) autor(es). Os resultados são comunicados exclusivamente por correio eletrônico ao(s) autor(es).
No período 2021-2022, o tempo médio de avaliação, entre a submissão e o aceite ou a recusa do manuscrito pelos pareceristas, foi de 183 dias.
Os autores tem o direito de contestar a decisão editorial em carta endereçada aos editores apresentando motivos e justificativas. Os editores se reservam o direito de aceitar ou não as justificativas dos autores para reconsiderar a decisão editorial.
PUBLICAÇÃO E ARQUIVAMENTO
Os manuscritos aceitos para publicação passarão por revisão ortográfica e gramatical, normalização bibliográfica e tratamento de imagens. as provas serão submetidas à apreciação e aprovação do(s) autor(es). Cada manuscrito receberá um código DOI e e-location para identificação digital do objeto nas plataformas de publicação.
Os manuscritos editorados serão publicados em formato pdf na página da REC no Portal de Periódicos da UFRJ e na coleção Scielo, onde se tornam disponíveis para consulta e download em acesso livre e aberto.
O auto-arquivamento dos manuscritos pelos autores é livre e sem embargo de tempo, uma vez publicados na plataformas da REC.