Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, isto é, não foi previamente publicada em outra revista, não foi submetida simultaneamente a outra revista, não foi publicada previamente em livro ou coletânea, e não contém plágio.
  • A folha de rosto inclui os dados completos dos autores (nome, afiliação institucional, ORCID e contatos); título, resumo e palavras chave em português e inglês; e códigos JEL.
  • O arquivo está em formato DOC ou DOCX (arquivos em pdf não serão processados para avaliação).
  • O trabalho está escrito em língua portuguesa ou inglesa.
  • Caso o trabalho tenha sido previamente dissiminado como Texto para Discussão ou similar, ou foi apresentado em evento científico, ou se baseie em dissertação de mestrado ou tese de doutorado já defendida, essa informação foi devidamente incluída no formulário de submissão (campo "Comentários ao Editor") e/ou na folha de rosto do artigo (como nota de rodapé ou aviso aos editores).
  • No caso de o artigo possuir QUATRO autores ou mais, foi especificada a contribuição de cada autor para o artigo.

Diretrizes para Autores

FOCO E ESCOPO (LINHA EDITORIAL)

A Revista de Economia Contemporânea (REC) publica artigos acadêmicos inéditos que abordem temas de abrangência nacional e façam alguma contribuição original do ponto de vista teórico ou metodológico, preferencialmente nas seguintes áreas:

- Pensamento Econômico, História Econômica, Metodologia e Economia Política
- Teoria Macroeconômica, Sistema Financeiro e Modelos de Crescimento e suas Aplicações
- Teoria Microeconômica, Indústria, Inovação, Comércio Internacional e suas Aplicações
- Teorias do Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego e Renda, Políticas Públicas e Bem Estar
 
Entende-se por artigo acadêmico o manuscrito que reporta os resultados de uma pesquisa teórica ou empírica e se estrutura contendo, no mínimo, uma seção introdutória, que identifica tema, problema, objeto e objetivos; uma seção de revisão da literatura; uma seção metodológica, descrevendo técnicas de coleta e análise, fontes de dados e procedimentos de pesquisa; uma seção de apresentação e discussão de resultados ou achados; e uma conclusão.
 
Entende-se como inédito o artigo que não tenha sido publicado anteriormente em outra revista, livro ou coletânea, quer no Brasil ou no exterior. Considera-se inédito o manuscrito baseado em trabalho apresentado em evento científico, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou previamente disseminado como Texto para Discussão, Working Paper ou similar.
 
Estudos abordando casos particulares - quer um país, uma região, um estado ou um município, quer uma indústria, uma empresa ou um tipo de produto, por exemplo - atualmente interessam à revista apenas se apresentarem uma contribuição original à literatura  e resultados replicáveis a outros casos.

A critério exclusivo do corpo editorial, além de artigos acadêmicos a REC poderá aceitar resenhas de livros e comentários a artigos publicados pela revista (assegurando-se o direito de resposta ao autor comentado).

Artigos

Artigos acadêmicos inéditos que abordem temas de abrangência nacional e façam alguma contribuição original do ponto de vista teórico ou metodológico, preferencialmente nas seguintes áreas: Pensamento Econômico, História Econômica, Metodologia e Economia Política; Teoria Macroeconômica, Sistema Financeiro e Modelos de Crescimento e suas Aplicações; Teoria Microeconômica, Indústria, Inovação, Comércio Internacional e suas Aplicações; Teorias do Desenvolvimento; Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego e Renda; Políticas Públicas e Bem Estar.
 
Estudos abordando casos particulares - quer um país, uma região, um estado ou um município, quer uma indústria, uma empresa ou um tipo de produto, por exemplo - atualmente interessam à revista apenas se apresentarem uma contribuição original à literatura e resultados replicáveis a outros casos.
 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

Todas as submissões devem ser acompanhadas de folha de rosto com as seguintes informações sobre os autores: nome completo; cargo e filiação institucional; registro no ORCID; endereço de profissional e de e-mail para correspondência. 

Os elementos pré-textuais obrigatórios incluem título conciso (port-ingl); resumo de até 200 palavras (port-ingl); até cinco palavras-chave (port-ingl); e códigos do tema segundo a classificação do Journal of Economic Literature (JEL).

Com relação à forma e estrutura, os artigos acadêmicos devem conter, no mínimo, uma introdução; uma seção de revisão da literatura; uma seção metodológica; e uma conclusão. Recomenda-se também apresentar as motivações e justificativas para o trabalho, assim como identificar a contribuição do artigo e posicioná-la no conjunto da literatura da área.

Com relação ao idioma e tamanho, os artigos submetidos à REC devem ser escritos em português ou inglês e conter até 9 mil palavras, incluindo referências bibliográficas, apêndices e anexos.

Com relação à autoria, no caso de autoria múltipla com quatro ou mais autores, a contribuição de cada autor individual para o artigo deve ser especificada na folha de rosto.

Com relação a citações e referências, deve-se usar o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Notas de rodapé devem ser usadas parcimoniosamente e apenas para fornecer informações complementares. 

Com relação ao formato do arquivo, a REC somente aceita arquivos em formato DOC ou DOCX. Arquivos em PDF não serão processados para avaliação e a submissão será automaticamente arquivada.

Resenhas

Resenhas de livros na área de Economia, dentro da linha editorial do periódico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.