PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO COMO FORMA DE RETER TALENTOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Rogério Augusto Profeta Universidade de Sorocaba - UNISO

Palavras-chave:

Benefício Social. Ensino Superior. Docência. Talentos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal constatar quais tipos de Benefícios Sociais (BS) são disponibilizados aos Docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Partiu-se do pressuposto oriundo do senso comum de que as condições de trabalho dos docentes do Ensino Superior beiram à precarização, na medida em que os salários estão achatados, as jornadas duplas e triplas são recorrentes e tem-se na atividade docente um instrumento de complementação de renda. A revisão da literatura permitiu que fossem identificados 35 tipos de BS, desde aqueles previstos na legislação trabalhista até outros de caráter complementar, vinculados à melhoria da qualidade de vida no trabalho. A coleta de dados foi feita diretamente por e-mail a 8952 docentes em todas as regiões do Brasil complementada pela técnica snowball. O formulário de pesquisa foi disponibilizado na internet. Foram recebidas 668 respostas e os dados analisados pelo software IBM SPSS Statistics 19.0, com ênfase na análise descritiva. Os resultados apontam que dez BS dentre os 35 constatados pela revisão de literatura são os mais recorrentes nas IES estudadas (presentes em mais de 50% das IES) e outros sete BS estão entre os menos ofertados (presentes em menos de 15% das IES). Estes dados permitem concluir que a oferta de BS por IES não proporciona significativas melhorias nas condições de trabalho e o aumento da atração/retenção de talentos para a docência.

Biografia do Autor

  • Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
    Professor Adjunto Nível A.I. de Administração, com Dedicação Exclusiva, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, IMar - Instituto do Mar. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, organizações, marketing, consumidor, atendimento a clientes, educação continuada, consumo, sustentabilidade e comunicação científica. Experiência docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Experiência como consultor e gestor. Foi coordenador de programa de mestrado em Administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002 e do CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) desde 2013. Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade). Pesquisador Visitante da PUC-SP do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Exerce ainda o papel de Editor da Revista Organizações em Contexto - ROC (QUALIS CAPES B2). Orientador Bolsista de Agentes Locais de Inovação (ALI) pelo CNPq e SEBRAE (Santos e São Paulo-Centro) modalidade Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível A. Voluntário em várias organizações do terceiro setor.
  • Rogério Augusto Profeta, Universidade de Sorocaba - UNISO
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba (1984), Especialização em Gestão da Produção e materiais (FACCAS 1986), Especialização em Administração Industrial (FCAV - USP 1987), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Pró-Reitor Administrativo da Uniso (desde junho de 2007) e Secretário Executivo da Fundação Dom Aguirre - mantenedora da Uniso (desde abril de 2008). Atuou em empresas multinacionais de grande porte de Sorocaba (J I Case - 1982 a 1986; Moto Peças - 1986 a 1991 e YKK Zíper - 1991 a 1996). Iniciou carraira acadêmica em 1988. Foi professor e Coordenador de Cursos: Administração (entre 1994 e 2007), Gestão da Produção Industrial e Gestão de Logística (entre 2005 e 2007) na Universidade de Sorocaba. Foi representante Institucional da Uniso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, regional Sorocaba (até 2009), Professor visitante da Universidade Metodista de Piracicaba, Professor visitante - FATEC - Sorocaba - Fundação Paula Souza, participou de Projetos de Pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: produção, logística, estratégia, qualidade, produtividade, inovação e just in time. Realizou consultorias de gestão em empresas de Sorocaba e São Paulo. Desenvolve trabalho de consultoria Ad Hoc junto ao INEP em processos de avaliação de cursos de Graduação.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO COMO FORMA DE RETER TALENTOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/119369. Acesso em: 18 abr. 2025.