Sobre a Revista

Breve Histórico

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, foi criada em 1996 por um grupo de pesquisadores, liderados pelos professores José Dias Sobrinho e Dilvo Ristoff, como reação às mudanças em relação ao Programa de Avaliação Institucional (PAIUB), propostas pelo Ministério da Educação à época, com o surgimento do Exame Nacional de Cursos (Provão). Reunidos no Recife, em abril de 1996, este grupo propôs o surgimento de uma revista que retomasse o protagonismo de uma avaliação institucional, não somente centrada no desempenho dos estudantes. Apenas quatro meses depois era publicado, em julho de 1996, o primeiro volume da Revista Avaliação da Educação Superior, tendo o Prof. Dr. José Dias Sobrinho como editor chefe e o Prof. Dr. Dilvo Ristoff como editor adjunto. A revista iniciava com periodicidade quadrimestral para manter o debate sobre a avaliação institucional do ensino superior em pauta. Além de contar com instituições parceiras tais como a Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) e UNICAMP, em 2006 firmou termo de cooperação, com a Universidade de Sorocaba (Uniso), mudou o título para Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, passou a ter publicações nos formatos impresso e eletrônico e foi admitida na coleção SciELO.

A partir de 2017 a revista optou por publicação apenas no formato eletrônico, e a parceria com a RAIES foi finalizada.

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior está classificada no Qualis-Capes no estrato A1 na área de Educação desde 2010, quando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passou a classificar os periódicos nacionais

A partir de 2023 passa a adotar a publicação em fluxo contínuo, o que possibilita mais agilidade na publicação.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre educação superior, em especial sobre avaliação institucional da educação superior e temas relacionados com as tendências e as políticas da educação superior e ciência e tecnologia.

Escopo e Política Editorial

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, é uma publicação científica da Universidade de Sorocaba (Uniso), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Praticante do acesso aberto, com foco na divulgação de estudos e pesquisas da área de Educação Superior, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre Educação Superior, em especial sobre Avaliação Institucional da Educação Superior e temas relacionados com tendências e políticas da ciência e tecnologia. Tem como política catalisar e difundir as pesquisas acadêmicas produzidas por pesquisadores(as) de universidades e instituições de nível superior do Brasil e do exterior, que contribuam para o desenvolvimento de teorias e práticas de avaliação institucional e debates gerais sobre educação superior.    

A partir de 2023, conforme política de internacionalização, a revista adotou o idioma bilíngue (português e inglês ou português e espanhol) nas publicações.

Tipos de documentos aceitos

A revista aceita submissões de autores do Brasil e do exterior e encontra-se hoje organizada em quatro (4) seções:

Artigo Original: Contribuições substantivas sobre questões relevantes para a temática central da revista, que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica, ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área de interesse. Os artigos submetidos para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo admitida submissão simultânea em outros periódicos.

Editorial: Seção destinada à publicação texto elaborado pelos editores da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior.

Entrevistas: Entrevista inédita, com pesquisador(a) da área da Educação Superior, que apresente contribuição relevante para o campo educacional. Estudantes de pós-graduação podem submeter originais para esta seção.

Resenha: Manuscrito que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área da educação superior, de livros que tenham sido publicados recentemente, até 24 meses (últimos 2 anos). Estudantes de pós-graduação podem submeter originais para esta seção.

Informações atualizadas em março de 2024.