Processo de Avaliação por Pares
Os artigos enviados que estão de acordo com as normas editoriais da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, passam por pré-avaliação dos editores, que verificam a adequação das contribuições ao escopo temático da revista. Uma vez aprovados na pré-avaliação, as contribuições são encaminhadas aos avaliadores.
Todos os artigos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc. Na emissão do parecer, eles levam em consideração a qualidade do tratamento do tema, a clareza da redação e a concordância com as normas editoriais da revista. Os avaliadores podem recusar, sugerir modificações ou aprovar a publicação do texto. No caso de pareceres divergentes, a contribuição é necessariamente enviada a um terceiro parecerista.
Todo o processo de envio e de avalição de textos é realizado por meio do Open Journal System (OJS), que oculta os nomes de avaliadores e de autores de contribuições, a fim de preservar a avaliação duplo cega. Os pareceres têm caráter sigiloso e, ao aceitar emitir o parecer, o avaliador deve atestar que não há conflito de interesses em relação ao texto que será avaliado.
Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado aos editores-chefes o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. Após a emissão dos pareceres via formulário específico da revista, os autores são comunicados da decisão editorial, que pode ser:
- a) Aceitar
- b) Solicitar correções obrigatórias
- c) Rejeitar
No caso de solicitação de correções obrigatórias, os autores possuem o prazo de 15 dias, a partir do envio da decisão editorial, para realizar as modificações solicitadas. A nova versão do texto deve ser redigida usando o recurso Controlar Alteração do Word ou similar e o autor deve enviar em arquivo separado uma Carta ao Editor explicando como as alterações pedidas foram feitas e em caso de não realização, a justificativa para esse procedimento. Após o envio da nova versão corrigida pelos autores, o editor responsável pela condução da avaliação verifica as modificações solicitadas e delibera se o artigo será rejeitado ou aprovado. Após a aprovação do manuscrito, ele segue para adequações de normatização, revisão e diagramação.
A forma padrão de avaliação adotada pela Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior é a duplo-cega, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta, que são formas de avaliação por pares que a revista oferece como opção para os autores e avaliadores:
1ª) Avaliação por pares duplo-cega: nessa modalidade autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.
2ª) Avaliação por pares simples-cega: nessa modalidade os autores revelam a sua identidade, mas os pareceristas permanecem anônimos.
3ª) Avaliação por pares aberta: nessa modalidade autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.
Os autores receberão os pareceres detalhados para garantir transparência e oportunidade de melhoria. Em média, o período entre submissão e comunicação da decisão editorial é de um a oito meses, com a publicação ocorrendo entre seis a dez meses após a submissão inicial.
Divulgamos os nomes dos editores de seção e de layout responsáveis por cada artigo, reforçando nosso compromisso com a clareza e a integridade no processo de publicação acadêmica.