Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo é original, inédito e representa uma contribuição científica sobre a Avaliação Institucional da Educação Superior e temas relacionados com as Tendências e Políticas da Educação Superior, Ciência e Tecnologia. 
  • O artigo segue as normas da ABNT vigente: NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica; NBR 6023 - Referências; NBR 6024 - Numeração progressiva das seções; NBR 6028 - Resumos; NBR 10520 - Citações; IBGE - Normas de apresentação tabular. Caso seja verificado na pré-avaliação e/ou avaliação que não foi preparado conforme as normas, o mesmo será rejeitado.
  • A identificação de autoria no sistema, está completa com nome; titulação; instituição; cidade; estado; País; e-mail; Lattes e Orcid. Todos os autores aceitaram comprovadamente (através da validação do Orcid), a responsabilidade pelo conteúdo do artigo. (é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo).
  • O arquivo está em ".doc", formatado no tamanho A4 (210x297mm), com margens superior e esquerda de 3,0cm; inferior e direita de 2,0cm; e o artigo têm de 15 à 20 páginas, com título, resumo e de 3 a 5 palavras-chave em português, inglês e espanhol. As tabelas e figuras estão inseridas no arquivo e não ultrapassam as margens da página.
  • O autor não está identificado no arquivo do texto.
  • Na lista de referências, constam somente autores citados ao longo do texto, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda; o(s) nome(s) do(s) autor(es) estão por extenso, como no exemplo: BRAGA, Marcos Moreira e quando consultada, constam URLs com data de acesso.
  • No Passo 3. Metadados da submissão (Indexação), foi indicado a fonte de financiamento da pesquisa, caso contrário, foi declarada como própria.
  • Declaro que li e tenho conhecimento dos requisitos para envio de artigo e das normas para submissão e publicação descritas na página da revista e que o não atendimento a qualquer item dos requisitos e normas, acarretará na interrupção imediata do processo de avaliação e respectiva rejeição da submissão.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior periódico eletrônico de acesso aberto, tem como objetivo divulgar produção científica inédita e relevante desenvolvida na área da Educação Superior, em especial sobre Avaliação Institucional da Educação Superior.

Há a exigência de titulação de doutor na autoria, no caso de doutorando, mestre ou mestrando, esses devem vir acompanhado de coautor com essa titulação. Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID, fornecer dados relativos a sua maior titulação, instituição e área em que atua, bem como indicar o endereço eletrônico. O número máximo de autores por artigo, é limitado em 5(cinco).

Tendo em vista a divulgação com ampla pluralidade de pensamentos, a revista estabelece como política, o intervalo mínimo de 24 meses entre publicações que constem um mesmo autor e/ou (co)autor.

Aceita submissões de autores do Brasil e do exterior nas seguintes seções:

Artigos: manuscritos inéditos, que apresentem resultados de pesquisas, produção científica e acadêmica na área da Educação Superior, que não ultrapasse 20 páginas.

Resenhas: Manuscritos que apresentem leitura crítica, de obras publicadas nos últimos 2 anos, relevantes para a área da Educação Superior. Neste caso estudante de pós-graduação pode submeter originais.

- Entrevistas: Entrevistas inéditas, que apresentem contribuições relevantes para a Educação Superior.

Dossiê: Conjunto de artigos, que abordam temática relacionda a Educação Superior, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Avaliação, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores. Os revisores dos originais poderão ajustá-los aos padrões da convenção escrita de modo a contribuir para a adequação do texto ao periódico.

Todos os artigos devem conter título, resumo e três palavras-chave (em português, inglês e espanhol).

Os originais devem ser submetidos diretamente pelo sistema Scielo. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema. Tendo dúvidas entrar em contato pelo e-mail: revistaavaliacao@uniso.br

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais para publicação e disponibilização on-line à AVALIAÇÃO: Revista da Avaliação da Educação Superior. 

Orientações para formatação e normalização

O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, com 1,5. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. Para apresentação dos elementos que constituem o artigo, utilizar as normas da ABNT em vigor. Sugerimos não acrescentar destaques, grifos e etc. em citações diretas, pois são informações ou detalhes que podem desaparecer após a normalização e/ou diagramação final.

Utilizar negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.

As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, p.), como nos exemplos: (SILVA, 1989) ou (SILVA, 1989, p. 95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GARCIA, 1995a), (GARCIA, 1995b) etc.

Notas de rodapé

Devem restringir-se a comentários e observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimento ou tecer considerações. Deverão ser numeradas e apresentadas ao pé da página, em corpo 10.

Citações

- Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
As citações curtas (até 3 linhas) são inseridas no texto, entre aspas.
Citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir parágrafo independente, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, na mesma fonte, tamanho 10, sem aspas. Supressão de texto no interior das citações devem ser colocados entre colchetes [...]. Toda citação direta deve estar seguida do sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação, número de página, separados por vírgula, entre parênteses.

Ex.: de citação direta com até 3 linhas
Tanto a sociedade quanto a realidade são dinâmicas e concretamente definidas, assim, a história constitui-se num processo dinâmico e transformador na medida em que se torna “o eixo da explicação e compreensão científicas e tem na ação uma das principais categorias epistemológicas” (FAZENDA, 1997, p. 106).

- Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado.
Nas citações indiretas deve-se indicar sobrenome do autor e data de publicação. Ex.:

Como diz Basbaum (1978), a filosofia tem sentido [...]

Referências
Devem conter exclusivamente os autores citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, títulos de livros e periódicos devem ser apresentados em negrito, são alinhadas somente à esquerda obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Observa-se que as bibliotecárias das Universidades estão aptas a oferecer orientações relativas ao uso correto das mesmas.

Exemplos: 
-Livro:
MEKSENAS, Paulo.  Aprendendo sociologia: a paixão de conhecer a vida. São Paulo: Loyola, 1991.

-Capítulo de livro:
DEMARTINI, Zeila de Brito; ANTUNES, Fátima Ferreira.  Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. In: CAMPOS, Maria Christina S. S.; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da (orgs.). Feminilização do magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. p. 69-94.

- Artigo de periódico:
DIAS SOBRINHO, José. Sobre reformas e transformações da educação superior. QUAESTIO: Revista de Estudos de Educação, Sorocaba, SP, v.7, n.1, p. 9-21, maio, 2005.

- Tese:
SILVA, Paulo Celso da.  Como anjos caídos... mensageiras em espaços de flexibilidade e redes:  uma experiência geográfica. 1999. 140 p. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

- Documento digital (on-line):
HISSA, Hélio Barbosa. Distritos industriais (ou clusters) como estratégia de desenvolvimento econômico local para o Brasil. Economianet, 2003. Disponível em: http://www.economiabr.net.br. Acesso em: 1 jun. 2005.

Normas da ABNT

NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica impressa; 
NBR 6023 - Referências;
NBR 6024 - Numeração progressiva das seções; 
NBR 6028 - Resumos; 
NBR 10520 - Citações; 
IBGE. Normas de apresentação tabular.

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