Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo é original, inédito e representa uma contribuição científica sobre a Avaliação Institucional da Educação Superior e temas relacionados com as Tendências e Políticas da Educação Superior, Ciência e Tecnologia. 
  • O artigo segue as normas da ABNT vigente: NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica; NBR 6023 - Referências; NBR 6024 - Numeração progressiva das seções; NBR 6028 - Resumos; NBR 10520 - Citações; IBGE - Normas de apresentação tabular. Caso seja verificado na pré-avaliação e/ou avaliação que não foi preparado conforme as normas, o mesmo será rejeitado.
  • Os dados do(s) autor(es) foram preenchidos corretamente no sistema, informando nome completo; E-mail; País; URL do Lattes; URL do Orcid; Instituição e Resumo da biografia, com indicação da titulação, cidade e Estado. Todos os autores aceitaram comprovadamente (através da validação do Orcid), a responsabilidade pelo conteúdo do artigo. (é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo).
  • O arquivo está em ".doc", formatado no tamanho A4 (210x297mm), com margens superior e esquerda de 3,0cm; inferior e direita de 2,0cm; e o artigo têm de 15 à 25 páginas, com título, resumo e 3 palavras-chave em português, inglês e espanhol. As tabelas e figuras estão inseridas no arquivo e não ultrapassam as margens da página.
  • O autor não está identificado no arquivo do texto.
  • A lista de referências, apresenta somente autores citados ao longo do texto, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, com fonte Segoe UI, espaço simples, corpo 12, alinhadas à esquerda, espaçamento antes/depois 12pt.
  • No Passo 3. Metadados da submissão (Indexação), foi indicado a fonte de financiamento da pesquisa, caso contrário, foi declarada como própria.
  • Declaro que li e tenho conhecimento dos requisitos para envio de artigo e das normas para submissão e publicação descritas na página da revista e que o não atendimento a qualquer item dos requisitos e normas, acarretará na interrupção imediata do processo de avaliação e respectiva rejeição da submissão.

Diretrizes para Autores

Orientações para formatação e normalização

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior opera exclusivamente pelo sistema on-line de submissão, utiliza o Open Journal System (OJS), como suporte de gerenciamento do processo editorial, desde a submissão, avaliação, até a publicação do artigo. A revista não aceita texto encaminhado fora do sistema.

Os textos devem obrigatoriamente atender às exigências estipuladas em diretrizes para autores, estar de acordo com o escopo da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior e seguir as orientações abaixo.   


Título:
Português - na parte superior da página, apenas a primeira letra maiúscula, centralizado, em negrito, fonte Segoe UI, tamanho 12. Os títulos em inglês e espanhol antecedem os resumos da língua, centralizado, sem negrito, fonte Segoe UI, tamanho 10.  


Resumo:
de 100 a 250 palavras (português; inglês e espanhol);


Palavras-chave:
até 3, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo; apresentadas em letras minúsculas; com exceção dos Nomes Próprios; Nomes Científicos; Siglas; separadas entre si por ponto e vírgula; finalizadas por ponto final.

O arquivo deve ser submetido em formato word, tamanho A4, seguindo o modelo do Template da revista.


Corpo do Texto:
fonte Segoe UI, numeração de página no canto inferior direito; com no mínimo 15 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo título; resumos; palavras-chave (português, inglês, espanhol), imagens; tabelas e referências. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras.

Siglas: As siglas devem ser indicadas entre parênteses, precedidas do nome completo, quando mencionadas pela primeira vez no texto. Posteriormente, no decorrer do texto, deve-se padronizar o uso, utilizando apenas a sigla.  

Exemplo: A normalização do artigo deve seguir as normas de publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A revista indica o e-book Normalização de Trabalhos Acadêmicos, elaborado a partir das normas da ABNT, como opção de orientação para a aplicação das normas.

Notas de rodapé: Utilizar para abordar informações absolutamente necessária, como comentários, esclarecimentos (notas explicativas) e traduções. Não é permitido o uso para notas bibliográficas, deve-se identificar as referências no corpo do texto. 

Ilustrações: Toda ilustração (quadros, gráficos, mapas, desenhos, fotografias, plantas, fluxogramas, figuras, imagens, entre outros) quando imagem, deve ser inserida no formato JPG e quando tabela em formato editável, citadas o mais próximo do texto a que se refere, padronizar a escrita na forma abreviada ou por extenso, entre parênteses. A identificação é feita na parte superior, pelo nome específico (tipo de ilustração), numeração sequencial de acordo com a ordem que aparece no texto, travessão e título, centralizado, Segoe UI, tamanho 12. Indicar a fonte consultada na parte inferior, centralizado, tamanho 10, fonte Segoe UI. Quando for elaborada pelo próprio autor, informar “elaboração própria”; quando for adaptada informar “adaptado de” seguido da referência completa.

Citações: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
As citações curtas (até 3 linhas) são inseridas no texto, entre aspas.
Citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir parágrafo independente, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, na mesma fonte, tamanho 10, sem aspas. Supressão de texto no interior das citações devem ser colocados entre colchetes [...].

Citações até 3 linhas: Devem ser inseridas no corpo do texto padronizada conforme normas ABNT NBR 10520, optar por um dos formatos (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página) de acordo com o tipo de citação. Exemplos:

► Citação direta

De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

ou

Segundo o autor, “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa” (Barros, 1991, p. 62).

► Citação indireta

Segundo Lima (1990), a função pode dar a ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa.

ou

A função pode ser da ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa (Lima, 1990).

Obs.: Diferentes títulos, do mesmo autor, publicados no mesmo ano, serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Silva, 2015a), (Silva, 2015b). No caso de ter duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser deste modo: (Dias Sobrinho, 2009, 2015).

Citação com mais de 4 linhas: recuo de 4cm, tamanho 10, justificada, espaçamento antes 12cm, depois 18cm; espaçamento entre linhas simples. Exemplos:

Segundo o autor:

Poder-se ia afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea (Barros, 1991, p. 22).

Segundo Barros (1991, p. 22):

Poder-se ia afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea.


Referências:
Lista única para apresentar os documentos citados ao longo do trabalho, em ordem alfabética. Apresentar conforme as normas da ABNT NBR 6023. Utilizar fonte Segoe UI, espaço simples, corpo 12, alinhadas à esquerda, espaçamento antes/depois 12pt.

Exemplos:

► Livro

AGUIAR, M.; ARAÚJO, C. H. Bolsa-escola: educação para enfrentar a pobreza. Brasília: UNESCO, 2002.

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2010.

Quatro ou mais autores: Indicar apenas o primeiro autor, e acrescentar a expressão et al. (no decorrer do texto padronizar o uso da expressão et al.).

BROWN, S. et al. Administração da produção e operações: um enfoque estratégico na manufatura e nos serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Autoria desconhecida: Obra sem indicação de autoria, a entrada é feita pelo próprio título destacado por letras maiúsculas na primeira palavra.

BRITISH pharmacopoeia 2010. London: The Stationery Office, 2010. v. 1.

DICIONÁRIO de especialidades farmacêuticas: DEF 2010/11. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2010.

► Capítulo de livro

MORAES, A. A. de A. Histórias de leitura em narrativas de professoras. In: SILVA, L. L. M. (org.). Entre leitores: alunos, professores. Campinas: Komedi, 2001. p. 165-235.

Livro de acesso exclusivo em meio eletrônico

UNESCO. Repensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento 2018; relatório global da Convenção de 2005. Brasília: UNESCO, 2018. E-book. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266025. Acesso em: 01 mar. 2019.


► Dissertação ou Tese

STRIEDER, Cristiane Correa. Educação beneditina e escolar: o lugar do passado no presente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2022.

STRIEDER, Cristiane Correa. Educação beneditina e escolar: o lugar do passado no presente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://uniso.br/mestrado-doutorado/educacao/teses/2022/cristiane-correa.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.


►Artigo em publicação periódica

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da Educação Superior: Quo vadis América Latina? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP,  v. 17, n. 3, p. 763-785 nov. 2012.

Documento online (indicar endereço eletrônico, principalmente de periódicos e artigos de periódicos, com data de acesso)      

CARVALHO, Renata Ramos da Silva; OLIVEIRA, João Ferreira de. Expansão e qualidade da educação superior: um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 27, n. 2, p. 227-247, jul. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/rxNDLXGXR8H53YDzgrwZvGk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 set. 2022.


► Publicação em Anais de eventos científicos

Artigo

DORZIAT, A.; SOARES, F. P. Problematizando o trabalho do intérprete de libras nas escolas regulares. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 34., 2011, Natal. Resumos [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. p. 204. Tema: Educação e justiça social.


Documento online

LOPES, Laura Júlia; ROCHA, Milla de Paula Prado; BERGAMASCHI, Cristiane de Cássia. Prescrição inapropriada para pacientes psiquiátricos em um hospital público. In: MOSTRA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, 2., 2017, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba: Uniso, 2017. p. 155–160. Tema: Inovação e transversalidade. Disponível em: http://conference.uniso.br/index.php/maac/maac2/paper/viewFile/737/146.
Acesso em: 3 set. 2019.


Evento no todo

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7.; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 6 – NORTE, 1., 2018. Belém, PA. Anais [...]. Belém, PA: UFPA, 2018. Tema: O que a vida tem a ensinar ao Ensino de Biologia? Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-
content/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf. Acesso
em: 12 dez. 2019.


►Matérias em jornais e revistas

SOBRENOME DO AUTOR, Nomes. Título do artigo. Título do jornal, Local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, sessão, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver sessão, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

LOPES, Reinaldo José. USP desenvolve teste que identifica vírus da zika com maior precisão. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.068, 16 out. 2019. Caderno Cotidiano e esporte, p. B7.

FELIX, Paula. Hospitais brasileiros testam robô que usa inteligência artificial contra sepse. O Estado de S.Paulo, São Paulo, ano 140, n. 46018, p. A15, 15 out. 2019.

RODRIGUES, Artur. Pelos lados e para o alto, SP cresce 60% em área construída em 25 anos. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.025, 3 set. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/pelos-lados-e-para-o-
alto-sp-cresce-60-em-area-construida-em-25-anos.shtml. Acesso em: 3 set. 2019.

 Informações atualizadas em 31 de janeiro de 2024.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Política de Privacidade

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior declara que os nomes e endereços informados neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outras finalidades ou a terceiros.

Nota de Exclusividade 

Os(as) autores(as), ao enviarem artigo, resenha, entrevista ou dossiê, se comprometem a não enviarem o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação, até o parecer final se aceito ou não para publicação.