Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo é original, inédito e representa uma contribuição científica sobre a Avaliação Institucional da Educação Superior e temas relacionados com as Tendências e Políticas da Educação Superior, Ciência e Tecnologia. 
  • O artigo segue as normas da ABNT vigente: NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica; NBR 6023 - Referências; NBR 6024 - Numeração progressiva das seções; NBR 6028 - Resumos; NBR 10520 - Citações; IBGE - Normas de apresentação tabular. Caso seja verificado na pré-avaliação e/ou avaliação que não foi preparado conforme as normas, o mesmo será rejeitado.
  • As informações sobre a autoria foram preenchidas corretamente. Está com nome completo; e-mail; País; instituição; link do Lattes; link do Orcid e no campo Resumo da Biografia informo titulação, formação, cidade e Estado. Todos os autores aceitaram comprovadamente (através da validação do Orcid), a responsabilidade pelo conteúdo do artigo. (é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo).
  • O arquivo está em ".doc", formatado no tamanho A4 (210x297mm), com margens superior e esquerda de 3,0cm; inferior e direita de 2,0cm; e o artigo têm de 15 à 25 páginas, com título, resumo e de 3 a 5 palavras-chave em português, inglês e espanhol. As tabelas e figuras estão inseridas no arquivo e não ultrapassam as margens da página.
  • O autor não está identificado no arquivo do texto.
  • Na lista de referências, constam somente autores citados ao longo do texto, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda; o(s) nome(s) do(s) autor(es) estão por extenso, como no exemplo: BRAGA, Marcos Moreira e quando consultada, constam URLs com data de acesso.
  • No Passo 3. Metadados da submissão (Indexação), foi indicado a fonte de financiamento da pesquisa, caso contrário, foi declarada como própria.
  • Declaro que li e tenho conhecimento dos requisitos para envio de artigo e das normas para submissão e publicação descritas na página da revista e que o não atendimento a qualquer item dos requisitos e normas, acarretará na interrupção imediata do processo de avaliação e respectiva rejeição da submissão.

Diretrizes para Autores

Orientações para formatação e normalização

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior opera exclusivamente pelo sistema on-line de submissão, utiliza o Open Journal System – OJS, como suporte de gerenciamento do processo editorial, desde a submissão, avaliação, até a publicação do artigo. A revista não aceita texto encaminhado fora do sistema.

Os textos devem obrigatoriamente atender às exigências estipuladas em diretrizes para autores, estar de acordo com o escopo da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior e seguir as orientações abaixo.   

Título: Português - na parte superior da página, apenas a primeira letra maiúscula, centralizado, em negrito, fonte verdana, tamanho 12. Os títulos em inglês e espanhol antecede os resumos da língua, centralizado, normal, fonte verdana, tamanho 10.  

Resumo: de 150 a 250 palavras (português; inglês e espanhol);

Palavras-chave: até 3, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo; apresentadas em letras minúsculas; com exceção dos Nomes Próprios; Nomes Científicos; Siglas; separadas entre si por ponto e vírgula; finalizadas por ponto final.

O arquivo deve ser submetido em formato word, papel A4, seguindo o modelo do Template da revista.

Corpo do Texto: fonte verdana, numeração de página no canto inferior direito; com no mínimo 15 páginas e máximo de 20 páginas, incluindo título; resumos; palavras-chave (português, inglês, espanhol), imagens; tabelas e referências. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras.

Notas de rodapé: Utilizar para abordar informações absolutamente necessária, como comentários, esclarecimentos (notas explicativas) e traduções. Não é permitido o uso para notas bibliográficas, deve-se identificar as referências no corpo do texto. 

Ilustrações: Toda ilustração (quadros, gráficos, mapas, desenhos, fotografias, plantas, fluxogramas, figuras, imagens, entre outros), quando imagem, deve ser inserida no formato JPG e quando tabela em formato editável, citadas o mais próximo do texto a que se refere, padronizar a escrita na forma abreviada ou por extenso, entre parênteses. A identificação é feita na parte superior, pelo nome específico (tipo de ilustração), numeração sequencial de acordo com a ordem que aparece no texto, travessão e título, centralizado, verdana, tamanho 10. Na parte inferior, alinhado à esquerda, tamanho 10, fonte verdana, indicar a fonte consultada, inserir a referência completa. Quando for elaborada pelo próprio autor, informar “elaboração própria”; quando for adaptada informar “adaptado de” seguido da referência completa.

Citações: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
As citações curtas (até 3 linhas) são inseridas no texto, entre aspas.
Citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir parágrafo independente, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, na mesma fonte, tamanho 10, sem aspas. Supressão de texto no interior das citações devem ser colocados entre colchetes [...].

Citações até 3 linhas: Devem ser inseridas no corpo do texto padronizada conforme normas ABNT NBR 10520, optar por um dos formatos (SOBRENOME DO AUTOR, data) ou (SOBRENOME DO AUTOR, data, página). Exemplos:

► Citação direta

De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

ou

Segundo o autor, “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.” (BARROS, 1991, p. 62).

► Citação indireta

Segundo Lima (1990), a função pode dar a ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa.

ou

A função pode ser da ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa (LIMA, 1990).

Obs.: Diferentes títulos, do mesmo autor, publicados no mesmo ano, serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (SILVA, 2015a), (SILVA, 2015b). No caso de ter duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser deste modo: (DIAS SOBRINHO, 2009, 2015).

Citação com mais de 4 linhas: recuo de 4cm, justificada, espaçamento antes 12cm, depois 18cm; espaçamento entre linhas simples. Exemplos:

Segundo o autor:

Poder-se ia afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea. (BARROS, 1991, p. 22).

Segundo Barros (1991, p. 22):

Poder-se ia afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea.

Referências: Lista única, exclusiva para os documentos citados no texto, apresentada em ordem alfabética, alinhada à esquerda, fonte verdana, corpo 11, espaço simples, espaçamento antes/depois, 12p. Apresentar conforme as normas da ABNT NBR 6023.

Exemplos:

► Livro

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2010.

AGUIAR, M.; ARAÚJO, C. H. Bolsa-escola: educação para enfrentar a pobreza. Brasília: UNESCO, 2002.

Quatro ou mais autores: Convém indicar todos, porém, permite-se que se indique apenas o primeiro, acrescentando a expressão et al. (se optar por indicar todos os autores na referência, é necessário indicá-los no texto também).

BROWN, S.; LAMMING, R.; BESSANT, J.; JONES, P. Administração da produção e operações: um enfoque estratégico na manufatura e nos serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Ou,

BROWN, S. et al. Administração da produção e operações: um enfoque estratégico na manufatura e nos serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Autoria desconhecida: obra sem indicação de autoria, a entrada é feita pelo próprio título destacado por letras maiúsculas na primeira palavra.

BRITISH pharmacopoeia 2010. London: The Stationery Office, 2010. v. 1.

DICIONÁRIO de especialidades farmacêuticas: DEF 2010/11. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2010.

► Capítulo de livro

MORAES, A. A. de A. Histórias de leitura em narrativas de professoras. In: SILVA, L. L. M. (org.). Entre leitores: alunos, professores. Campinas: Komedi, 2001. p. 165-235.

Livro de acesso exclusivo em meio eletrônico

UNESCO. Repensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento 2018; relatório global da Convenção de 2005. Brasília: UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266025. Acesso em: 01 mar. 2019.

► Dissertação ou Tese

STRIEDER, Cristiane Correa. Educação beneditina e escolar: o lugar do passado no presente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2022.

STRIEDER, Cristiane Correa. Educação beneditina e escolar: o lugar do passado no presente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://uniso.br/mestrado-doutorado/educacao/teses/2022/cristiane-correa.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.

►Artigo em publicação periódica

LEITE, Denise; GENRO, Maria ELLy Herz. Avaliação e internacionalização da Educação Superior: Quo vadis América Latina? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Supeiror, Campinas; Sorocaba, SP,  v. 17, n. 3, p. 763-785 nov. 2012.

Documento online (indicar endereço eletrônico, principalmente de periódicos e artigos de periódicos, com data de acesso)      

CARVALHO, Renata Ramos da Silva; OLIVEIRA, João Ferreira de. Expansão e qualidade da educação superior: um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 27, n. 2, p. 227-247, jul. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/rxNDLXGXR8H53YDzgrwZvGk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 set. 2022.

► Publicação em Anais de eventos científicos

Artigo

DORZIAT, A.; SOARES, F. P. Problematizando o trabalho do intérprete de libras nas escolas regulares. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 34., 2011, Natal. Resumos [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. p. 204. Tema: Educação e justiça social.

Documento online

LOPES, Laura Júlia; ROCHA, Milla de Paula Prado; BERGAMASCHI, Cristiane de Cássia. Prescrição inapropriada para pacientes psiquiátricos em um hospital público. In: MOSTRA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, 2., 2017, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba: Uniso, 2017. p. 155–160. Tema: Inovação e transversalidade. Disponível em: http://conference.uniso.br/index.php/maac/maac2/paper/viewFile/737/146.
Acesso em: 3 set. 2019.

Evento no todo

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7.; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 6 – NORTE, 1., 2018. Belém, PA. Anais [...]. Belém, PA: UFPA, 2018. Tema: O que a vida tem a ensinar ao Ensino de Biologia? Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-
content/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf. Acesso
em: 12 dez. 2019.

►Matérias em jornais e revistas

SOBRENOME DO AUTOR, Nomes. Título do artigo. Título do jornal, Local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, sessão, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver sessão, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

LOPES, Reinaldo José. USP desenvolve teste que identifica vírus da zika com maior precisão. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.068, 16 out. 2019. Caderno Cotidiano e esporte, p. B7.

FELIX, Paula. Hospitais brasileiros testam robô que usa inteligência artificial contra sepse. O Estado de S.Paulo, São Paulo, ano 140, n. 46018, p. A15, 15 out. 2019.

RODRIGUES, Artur. Pelos lados e para o alto, SP cresce 60% em área construída em 25 anos. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.025, 3 set. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/pelos-lados-e-para-o-
alto-sp-cresce-60-em-area-construida-em-25-anos.shtml. Acesso em: 3 set. 2019.

Normas ABNT para:

Artigo: ABNT NBR 6022: artigo em publicação periódica científica. Apresentação. Versão atual;

Citações:  ABNT NBR 10520: informação e documentação – Citações em Documentos – Apresentação. Versão atual;

IBGE. Normas de apresentação tabular.

Numeração progressiva: ABNT NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento - apresentação. Versão atual;

Referências: ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências – elaboração. Versão atual.

Resumos: ABNT NBR 6028. Informação e documentação – Apresentação. Versão atual.

Informações atualizadas em 17 de abril de 2023.

Política de Privacidade

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior declara que os nomes e endereços informados neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outras finalidades ou a terceiros.

Nota de Exclusividade 

Os(as) autores(as), ao enviarem artigo, resenha, entrevista ou dossiê, se comprometem a não enviarem o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação, até o parecer final se aceito ou não para publicação.