Dossiê - "Autoavaliação e internacionalização na pós-graduação em educação"
O Dossiê “Autoavaliação e Internacionalização na Pós-Graduação em Educação” convida pesquisadores(as) a submeter trabalhos que tragam pesquisas que discutam experiências, políticas, práticas e reflexões teóricas sobre a articulação entre autoavaliação e internacionalização no campo da Pós-Graduação em Educação. Nessa articulação, o dossiê acolhe contribuições que abordem, entre outros, os seguintes subtemas:
- Internacionalização e as especificidades dos Programas de Pós-Graduação em Educação;
- Processos de autoavaliação e seus impactos na internacionalização e na gestão acadêmica;
- Processos de cooperação acadêmica internacionais e constituição de redes internacionais de pesquisa em Educação.;
- Mobilidade docente e discente, cotutelas, programas em associação e cooperação com instituições estrangeiras;
- Publicação, circulação internacional e visibilidade global: línguas estrangeiras, coautorias e parcerias transnacionais;
- A internacionalização como horizonte formativo, ético e político da pós-graduação.
O Dossiê busca reunir produções que contribuam para compreender a internacionalização como movimento plural, crítico e contextualizado, e a autoavaliação como prática de reflexão e fortalecimento estratégico institucional.
Organização
Profa. Dra. Cristina Zukowsky Tavares - Centro Universitário Adventista de São Paulo
Profa. Dra. Martha Prata-Linhares - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Prof. Dr. Rafael Ângelo Bunhi Pinto - Universidade de Sorocaba
Abertura da chamada: 28/10/2025
Prazo para submissão: de 10/11/2025 até 01/03/2026
Consulte as normas editoriais


















