A competitividade no mercado farmacêutico brasileiro após uma década de medicamentos genéricos: uma análise de rivalidade num mercado regulado

Autores

  • Marislei Nishijima EACH-USP
  • Geraldo Biasoto Jr IE- UNICAMP
  • Eleni Lagroteria FEA-USP

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar as linhas gerais da atuação regulatória do governo brasileiro sobre o segmento de medicamentos éticos do setor farmacêutico na última década. Dois fatos importantes norteiam o período: a regulamentação dos medicamentos genéricos de 1999 e a regulação por controle de preço-teto, ocorrida com mais rigor a partir de 2003 com a criação da nova Câmara Regulatória de Medicamentos (CMED). Busca-se discutir as suas principais implicações, do ponto de vista de concorrência, rivalidade e em especial sobre as condições de entrada, para o segmento a partir de informações do setor. A discussão é feita considerando em paralelo o ambiente norte americano de regulação e seu processo produtivo que, diferentemente do Brasil, realiza pesquisa e desenvolvimento de medicamentos pioneiros. Os dados apontam para um aumento da concorrência no setor.

Biografia do Autor

  • Marislei Nishijima, EACH-USP
    Curso de Gestão de Políticas Públicas
  • Geraldo Biasoto Jr, IE- UNICAMP
    IE- Unicamp

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Articles