Gênero e Pobreza Multidimensional no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Autores

  • Izete Pengo Bagolin Pontif¡cia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul
  • Osmar Tomaz de Souza PUCRS
  • Flavio V. Comim UFRGS e University of Cambridge

Resumo

Este trabalho buscou reconhecer e dar visibilidade às múltiplas dimensões da pobreza, incluindo aí seus aspectos espaciais e as particularidades das desigualdades de gênero da mesma em Porto Alegre. Para isso, foram apresentados os resultados desagregados de uma pesquisa conduzida conjuntamente por duas Universidades e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre no ano de 2007. Na pesquisa, foram entrevistadas 16386 pessoas vivendo em situação de pobreza nas diferentes regiões da cidade. Buscou-se uma mudança de enfoque na análise sobre pobreza ao enfatizar o peso das dimensões que as pessoas consideram relevante para uma vida “digna de ser vivida”. Os resultados evidenciaram as diferenças regionais das carências, as dimensões mais importantes para as pessoas e, em especial, as formas como homens e mulheres vivenciam e manifestam suas percepções acerca da pobreza e das privações.

Biografia do Autor

  • Izete Pengo Bagolin, Pontif¡cia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul
    Dra. Em Economia. Prof. do Departamento de Economia da PUCRS e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
  • Osmar Tomaz de Souza, PUCRS
    Dr. Em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Prof. do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS.
  • Flavio V. Comim, UFRGS e University of Cambridge
    Dr. Em Economia, Prof. da UFRGS, Consultor do PNUD e Fellow na University of Cambridge, UK

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Articles