Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas

Autores

  • Maria Fernanda Diogo UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina FMP - Faculdade Municipal de Palhoça
  • Luana dos Santos Raymundo UFSC
  • Fernanda Ax Wilhelm UFSC
  • Sílvia Patricia Cavalheiro de Andrade UFSC
  • Flora Moura Lorenzo UFSC
  • Flávia Trento Rost UFSC
  • Marúcia Patta Bardagi UFSC

Palavras-chave:

Evasão, Reprovação, Ensino Superior, Universidade

Resumo

Esta pesquisa investigou as concepções de coordenadores de cursos de uma universidade pública brasileira acerca dos determinantes da evasão e reprovação e as estratégias de intervenção desenhadas para intervir nesses fenômenos. Foram entrevistados individualmente coordenadores de 10 cursos de graduação com elevados índices de reprovação e evasão. Percebeu-se que a evasão e a reprovação são aspectos claramente diagnosticados no cotidiano dos entrevistados, contudo os relatos apresentaram discrepâncias na eleição de determinantes e nas estratégias adotadas ou planejadas para o enfrentamento da questão. De modo geral, os determinantes da evasão e reprovação citados foram, prioritariamente, externos ao curso. Ainda, a maioria dos cursos não realizava avaliações institucionais, assim a coordenação não possuía um diagnóstico contextual do problema. Percebeu-se nas entrevistas iniciativas isoladas e bem intencionadas que buscavam minimizar problemas, mas que podem ter efetividade reduzida uma vez que estavam desarticuladas dos planos estratégicos da universidade.

Biografia do Autor

  • Maria Fernanda Diogo, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina FMP - Faculdade Municipal de Palhoça
    Graduação em Psicologia pela PUC/SP (1996), Especialização em Psicologia da Infância pela UNIFESP (1998), Especialização em Psicossomática pelo Instituto Sedes Sapientiae (2000), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Psicologia pela UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito - NETCOS/UFSC. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça/FMP. 
  • Luana dos Santos Raymundo, UFSC
    é Doutoranda, possui Mestrado, Formação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar, com ênfase em Psicologia Pediatrica e do Desenvolvimento Infantil, sendo essas áreas aprimoradas quando atuou nas seguintes instituições hospitalares: Hospital Universitário/UFSC (1998-2003) e Hospital das Clinicas/FMUSP (2004-2006). Tem experiência com Tutoria na Educação a Distância com a disciplina de Psicologia da Educação. Atualmente é pesquisadora no Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM/UFSC) realizando pesquisas em duas linhas: psicologia do desenvolvimento e psicologia ambiental
  • Fernanda Ax Wilhelm, UFSC
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB - 2000). Pós-graduação em nível de especialização em Psicologia da Infância pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - 2002). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2005). Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Sílvia Patricia Cavalheiro de Andrade, UFSC
    Sou graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), especialista em Gestão de Pessoas (1999), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutora em Psicologia Organizacional pela mesma universidade (2012) na Área de concentração Aprendizagem, Processos organizacionais e Trabalho . Atuei como professora substituta emergencial da Universidade de Passo Fundo (2006-2008) e como professora na Associação de Ensino Superior da Grande Florianópolis (2008-2009). Publiquei um artigo (2012) e uma resenha (2010) na Revista de Administração Contemporânea, um capítulo no livro Simbolismo organizacional no Brasil, organizado por Carrieri e Saraiva (editora Atlas, 2007) e 3 trabalhos completos em anais de congresso, dentre eles no ENANPAD. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Meus temas de interesse são: gestão de pessoas, comportamento organizacional, teoria organizacional, sentidos do trabalho, racionalidades instrumental e substantiva, criatividade e cultura organizacional.
  • Flora Moura Lorenzo, UFSC
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha "Análise do comportamento em organizações, trabalho e aprendizagem". Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010).
  • Flávia Trento Rost, UFSC
    Formada em Psicologia (Bacharelado e Formação Psicólogo) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010)
  • Marúcia Patta Bardagi, UFSC
    Psicóloga (UFRGS, 1996/2), com Mestrado (2002, tema sobre influência familiar na escolha profissional de adolescentes) e Doutorado (2007, tema evasão e trajetória acadêmica no ensino superior) em Psicologia também pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche na McGill University (Montreal, Canadá) entre set2004/fev2005 na área de aconselhamento psicológico e de carreira e foi bolsista de pós-doutorado junior pelo Cnpq (vinculada à UFRGS, com tema sobre adaptação de alunos ingressantes cotistas e não cotistas). Atualmente é professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC. Tem experiência nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação de Carreira e Psicologia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência e escolha profissional, aconselhamento universitário, desenvolvimento vocacional do adulto e avaliação psicológica. Membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais)

Downloads

Publicado

21-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/105508. Acesso em: 4 maio. 2025.