Sinaes, teoria e prática: pressupostos epistemológicos em oposição

Autores

  • Leo Lynce Valle de Lacerda Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Sinaes, Epistemologia

Resumo

O artigo procura investigar os pressupostos epistemológicos que nortearam o Sistema Nacional de Avaliação Superior – Sinaes, implantado no Brasil em 2004, a fim de demonstrar um percurso que chega a Kant, quando examinados os princípios dispostos no documento original do Sinaes, e outro, aparentemente oposto, até Descartes, quando observada a práxis avaliativa do sistema. Argumenta-se acerca desta natureza polar do Sinaes, e a consequente insatisfação da comunidade acadêmica em relação a esta ruptura entre princípios e efetivação. Ao final propõem-se algumas possibilidades para iniciar uma superação desta dualidade, tendo como base o tripé em que se assenta o sistema, e a posição central da autoavaliação institucional frente aos outros dois pilares, a avaliação dos cursos de graduação e o exame nacional de desempenho do estudante.

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Publicado

19-11-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sinaes, teoria e prática: pressupostos epistemológicos em oposição. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/109388. Acesso em: 2 ago. 2025.