DECLARAÇÃO DE BOLONHA E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão

Autores

  • Luc¡dio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • António M. Magalhães Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Palavras-chave:

Declaração/Processo de Bolonha, autonomia universitária, papel dos reitores, internacionalização da educação.

Resumo

Este artigo é parte de pesquisa sobre internacionalização da educação superior. Por meio dele analisamos alguns antecedentes da Declaração de Bolonha (DB) e o envolvimento dos reitores nesse processo. Detectamos que estes, da condição de protagonistas, embora predominantemente reativos, frente às exigências da União Européia (UE) às universidades, foram tornando-se executores de um processo heterônomo na criação da Área Europeia de Ensino Superior. Demandas exógenas à instituição submeteram-na a um processo de constrição da sua condição de universitas, como se pode observar na Magna Charta Universitatum de 1988. A DB é um marco na história das universidades dos países da UE e de outros que aderiram ao Processo de Bolonha, com repercussões na autonomia da instituição. Focalizar esses aspectos ajuda a compreender o que está se passando com essas universidades. Porém, dada a “agenda globalmente estruturada para a educação”, a universidade brasileira poderia tirar desse fato muitas lições.

Biografia do Autor

  • Luc¡dio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (1978), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal (2009). Pesquisador 1C do CNPq. Atualmente é professor associado no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-graduação; Formação de Pesquisadores; Trabalho, Tecnologia e Qualificação Profissional.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DECLARAÇÃO DE BOLONHA E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/123336. Acesso em: 5 maio. 2025.