OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA IBERO-AMÉRICA: INOVAÇÃO, INCLUSÃO E QUALIDADE
Palavras-chave:
Conferência Mundial da Educação Superior. Qualidade. Avaliação. Inclusão. Inovação.Resumo
Tanto a Conferência Mundial da Educação Superior de 2009 quanto a Conferência Regional da Educação Superior de 2008, organizadas pela UNESCO, reafirmam o conceito de que a educação superior é um bem público e um imperativo estratégico, devendo orientar-se por uma imagem de futuro paras as nações do mundo: nações avançadas nas artes, nas ciências e nas tecnologias; soberanas — donas de seu destino; democráticas — a serviço de todos e não de oligarquias e grupos privilegiados; inclusivas — que permitam acesso a todos os que buscam educação superior, em especial aos historicamente excluídos; e emancipatórias, isto é, que promovam a mobilidade e a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, para que estes, pela educação de qualidade recebida, possam gerar as suas próprias oportunidades e colocar as suas energias criativas a serviço da melhoria da qualidade de vida de suas respectivas sociedades. À luz das ações postas em prática no Brasil e em outros países da América Latina, nos últimos anos, o texto discute o chamamento à ação feito pelas duas Conferências e aponta para avanços e entraves (1) nas políticas públicas de garantia de qualidade e seus respectivos processos de desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação e regulação da educação superior; (2) nas políticas de inclusão, pertinência social e pleno aproveitamento das potencialidades humanas das comunidades; e (3) nas políticas de inovação e uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação. O texto argumenta que, embora alguns temas historicamente considerados tabu comecem a se tornar sustentáculos importantes das políticas públicas da região, outros se rendem às forças da privatização e da crescente mercantilização da educação superior.Downloads
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